News  >  Blog

ACPM em Ação mobiliza voluntários e faz melhorias na escola Farroupilha, em Horizontina

Published 11/09/2017 by Daiane Yara Martins

20170826-103542_orig

Projeto tem o apoio da ONG Voluntários Horizontina e aconteceu no último sábado

Voluntários aproveitaram a manhã de sábado para fazer melhorias na Estadual de Ensino Fundamental Farroupilha, em Horizontina. Pinturas de bancos, limpeza do pátio, reforma em brinquedos e manutenção da quadra de areia foram algumas das ações que deixaram o espaço mais bonito e confortável para os alunos. O projeto ACPM em Ação é uma parceria entre a ONG Voluntários Horizontina e escolas públicas de Horizontina. Enquanto a ONG capacita voluntários da sociedade civil, a ACPM de cada escola faz a capacitação de recursos para compra de material e mobiliza a comunidade do bairro. Todos, juntos, pensando nas melhorias das instituições. Com esta ação de sábado, quatro escolas já foram beneficiadas no município.

Para o diretor da escola, Paulo Cesar da Costa Lopes, a oportunidade de trazer pessoas diferentes para dentro da instituição é uma maneira da comunidade ajudar e ver as necessidades dos alunos. “A escola é pública. Sendo público, é de todos. Aqui temos ajuda de pais e alunos voluntários, mas também de pessoas que não conheciam nossa realidade. A ONG Voluntários Horizontina nos auxiliou nesta mobilização e o resultado é um trabalho sério que beneficia toda comunidade escolar”, garante.  Além das melhorias na estrutura da escola, Paulo ressalta a importância disto para o voluntário: “é uma troca de experiência. Uma chance de doarem o tempo, sair da rotina e fazer o bem”. 

O voluntário Alexandre Galiotto já participou de duas ações e concorda com a opinião do diretor. “É muito bom poder fazer algo para as crianças. É cansativo, mas vale muito a pena”, garante. Carla Beatriz Pedry é mãe de dois alunos da escola e presidente da ACPM da escola. Aceitou o desafio de assumir a organização por querer fazer o melhor pelos filhos e pela comunidade. “A experiência é ótima porque a gente aprende como pessoa. Temos dificuldades, com certeza, mas ações como desta com a ONG vale a pena porque é o primeiro passo. É mostrar que a gente consegue”, afirma. 

Incubadora
A Global Communities Brasil é incubadora do projeto ONG Voluntários Horizontina, em Horizontina (RS)

Texto: Alessandra Toniazzo