News  >  Blog

Novos Embaixadores Comunitários começam atividades em bairros de Horizontina

Published 07/06/2017 by Daiane Yara Martins

novos-embaixadores_orig

Os voluntários se inscreveram no Programa Semeando o Futuro para ajudar as comunidades

Nove novos voluntários foram recebidos pela equipe do Programa Semeando o Futuro para entender melhor como funciona a metodologia e qual a responsabilidade do voluntário dentro das comunidades. O Embaixador Comunitário, como é denominado este voluntário, ajuda Associações de Moradores e Grupos Colaborativos no planejamento e desenvolvimento de projetos que visam a melhoria de cada bairro.

“Há um mês fizemos uma sensibilização de pessoas em Horizontina para fazer parte deste projeto. Hoje conquistamos esses novos Embaixadores que vão atuar em 10 bairros da cidade, onde o Porgrama Semeando o Futuro atua. Eles ajudam com ideias e ações de melhorias. Cada bairro de acordo com as suas necessidades”, explica Giovana Kuhn,  técnica de desenvolvimento comunitário do programa.

Para explicar melhor a ideia do voluntariado e todas as suas responsabilidades, houve uma parceria entre o Programa Semeando o Futuro e a ONG Voluntários Horizontina. “A ONG vem para conscientizar este voluntário sobre  compromisso que ele assume a partir de agora. Realizamos a orientação de como deve ser a participação dentro da comunidade que vão trabalhar. Fazer este preparo é fundamental para o crescimento de quem está envolvido: o voluntário como pessoa, e a associação, como organização.”, explica Silvia Ferreira, auxiliar de voluntariado da ONG.

Gisele Cristiane Costa Rodrigues é uma destas novas Embaixadoras. Por gostar de ajudar as pessoas, ela está animada com o desafio. “Acredito que o que me move é o amor. E quero passar este sentimento para a comunidade onde vou trabalhar. Tudo o que a gente tem de melhor, podemos ativar nas pessoas e buscar melhorias de forma coletiva”, garante. O mesmo sentimento fez Andressa Raquel Wiscow Vidotte também buscar essa oportunidade de ajudar o próximo. “Quero fazer algo para estimular as pessoas a crescerem. E essa é uma chance para isso”.

Texto e fotos: Alessandra Toniazzo