A ação foi fruto de um esforço conjunto entre o Núcleo do Bairro Senai, comunidade local, parceiros que doaram doces, brinquedos, ingredientes para cachorro quente, dentre outros insumos.
Cerca de 500 crianças do Bairro Senai foram surpreendidas na noite de Natal com a entrega de presentes, cestas natalinas e lanches.
A ação foi fruto de um esforço conjunto entre o Núcleo do Bairro Senai, comunidade local, parceiros que doaram doces, brinquedos, ingredientes para cachorro quente, dentre outros insumos.
0 Comentários
A Praça dos Imigrantes ganhou um toque especial no Natal. A comunidade se mobilizou para confeccionar e instalar laços, placas, faixas e luzes.
Tudo para receber bem a data e encantar as crianças. O espaço também passou por uma limpeza. Ajudaram na ação cinco voluntários, somando 20 horas ao total. Uma blitz especial distribuiu cerca de 100 peças de roupas, calçados e máscaras para prevenção da Covid-19, entre moradores da comunidade do Bairro Senai.
A “Blitz do Agasalho” foi instalada na entrada do bairro, no mês de dezembro, e atendeu cerca de 40 famílias vulneráveis. As doações foram fruto de uma ação, realizada durante o mês de novembro, que foi organizada pelos moradores locais, Núcleo Comunitário e parceiros. Participaram da ação de entrega dos agasalhos cinco voluntários da comunidade, com 4 horas de dedicação cada um, totalizando 20 horas de atividade. A mobilização entre comunidade, comércio local, instituição de ensino e ONG produziu um Natal mais feliz para cerca de 80 crianças, de 0 a 12 anos, do bairro Fortaleza.
“A ação foi uma oportunidade para tornar o Natal mais mágico para essa comunidade. Especialmente, neste ano de 2020, que foi tão desafiador. Foi impressionante ver o impacto na entrega dos presentes e das bolachas natalinas, que tanto encantaram as crianças pelo formato e colorido dos confeitos”, comenta Graciela Santos da Silva, líder comunitária. A praça do Bairro Estação, além de novos brinquedos e bancos de concreto, ganhou, também, a instalação de câmeras de segurança. O circuito de monitoramento fica ligado à escola “EMEI Ana Beatriz Lemos” e está conectado diretamente à polícia do Município.
As ações foram aprovadas pelo Fundo Comunitário no edital em 2019. A execução, planejada para 2020, teve de ser completamente adaptada para que pudesse ocorrer em grupos menores, conforme os cuidados de prevenção à Covid-19. Quem são as pessoas, empresas e parceiros que se relacionam com você no dia a dia das suas atividades? Foi para identificar esses públicos que os profissionais catadores da cidade de Três de Maio (RS) foram capacitados durante a quarta rodada de oficinas, que integra a segunda fase do “Projeto Catadores”. Mas, eles foram além de identificar as Partes Interessadas (PI) como: moradores do entorno, empresas, comércio, poder público, instituições de ensino, entre outros. O objetivo da atividade foi propor a análise da relação atual com todos eles e o planejamento de melhorias.
O passo seguinte abordou as práticas de negociação e como elas podem ajudar a buscar outros parceiros e, também, novos negócios. A oficina permitiu que esses profissionais colocassem no papel um plano para definir as possíveis estratégias. Esse é um dos exemplos de projetos que transformam e desenvolvem comunidades. Unidos por esse objetivo estão a Sicredi, a FAHOR (Faculdade Horizontina), a Setrem (Sociedade Educacional Três de Maio), a Prefeitura Municipal e a ACI (Associação Comercial). A coordenação é da Global Communities. Conheça nossa metodologia. O ano de 2020 foi desafiador em inúmeros sentidos, considerando a sociedade como um todo. Contudo, as ações voluntárias serviram como uma esperança para as comunidades da cidade de Montenegro-RS.
Mobilizados, núcleo de moradores, voluntários e iniciativa pública e privada mostraram que, mesmo diante das adversidades, é possível reunir forças para levar um colorido a mais na vida das pessoas em situação de vulnerabilidade. No decorrer dos últimos meses, foram muitas as ações, dentre elas a revitalização de praças comunitárias e doações de agasalhos. 2020 foi uma ano de muitos desafios mas também de novas descobertas e aprendizagens. Acompanhamos de perto a solidariedade e organização de líderes comunitários e voluntários que se dedicaram a apoiar aqueles que precisavam. Que esses aprendizados e espírito de colaboração sigam nos acompanhando em 2021.
A revitalização da Praça dos Pinheiros, no bairro São Paulo, na cidade de Montenegro/RS virou realidade! Em uma ação conjunta, o Núcleo do Bairro São Paulo, juntamente com moradores e a Global Communities Brasil se engajaram nesta ação, uma das prioridades definidas pela própria comunidade, a partir da capacitação PACE. Todos se mobilizaram na preparação geral do local. O espaço amplo e bem arborizado teve os brinquedos, bancos e mesas recuperados e novos equipamentos instalados. Houve o ajardinamento, a partir das doações de terra e flores feitas pela comunidade. Além da limpeza geral e da pintura dos pneus. Tudo ocorreu em várias etapas e com grupos menores de pessoas para evitar aglomerações. Todos os cuidados de prevenção e higiene foram tomados. A finalização aconteceu no dia 2/12.
As restrições impostas pela pandemia ainda restringem o total aproveitamento do espaço, mas a comunidade já faz uso das mesas, bancos e churrasqueira, respeitando as normas de distanciamento. A praça é um convite para fazer piquenique, almoçar e tomar chimarrão! O bairro possui, aproximadamente, 5 mil moradores e conta com mais um espaço de lazer além desse. O outro, a Praça das Poesias, foi revitalizado em 2019. Quem são as pessoas, empresas e parceiros que se relacionam com você no dia a dia das suas atividades? Foi para identificar esses públicos que os profissionais catadores da cidade de Três de Maio (RS) foram capacitados durante a quarta rodada de oficinas, que integra a segunda fase do “Projeto Catadores”. Mas, eles foram além de identificar as Partes Interessadas (PI) como: moradores do entorno, empresas, comércio, poder público, instituições de ensino, entre outros. O objetivo da atividade foi propor a análise da relação atual com todos eles e o planejamento de melhorias. O passo seguinte abordou as práticas de negociação e como elas podem ajudar a buscar outros parceiros e, também, novos negócios.
A oficina permitiu que esses profissionais colocassem no papel um plano para definir as possíveis estratégias. Esse é um dos exemplos de projetos que transformam e desenvolvem comunidades. Unidos por esse objetivo estão a Sicredi, a FAHOR (Faculdade Horizontina), a Setrem (Sociedade Educacional Três de Maio), a Prefeitura Municipal e a ACI (Associação Comercial). A coordenação é da Global Communities. Conheça nossa metodologia. |
Archives
Janeiro 2021
Categories
Todos
|