Após identificar os interesses e afinidades do público interno, o parceiro corporativo ao qual estamos apoiando, definiu como estrutura operacional para o seu programa de voluntariado corporativo: a criação de um comitê interno formado inicialmente por 6 colaboradores voluntários de diferentes áreas e posições hierárquicas.
Na sequência, com o suporte técnico da Global Communities, o Comitê definiu as principais diretrizes do programa e escreveu a política de voluntariado da empresa que foi comunicada a toda companhia.
Com base nos resultados da pesquisa de perfil voluntário que, como vimos anteriormente, apontou como principais áreas de interesse educação, inclusão social e redução das desigualdades, e como público-alvo de maior afinidade crianças, adolescentes e jovens, o comitê identificou como possível parceira para a concretização das ações de voluntariado uma escola estadual localizada próxima a duas de suas unidades de negócios.

Após identificação, o comitê se reuniu com a comunidade escolar para mapear suas principais necessidades. Nessa reunião foram ouvidos direção, professores e alunos e, de acordo com o levantamento realizado, definiu-se um plano de ação junto a escola elencando ações de reforma estrutural e a implementação de um projeto de Mentoria para os jovens do 3º ano do ensino médio.
“Nesse processo conseguimos um alicerce forte que será a base do programa de voluntariado pois ele une os valores da empresa, interesses dos funcionários e necessidades da comunidade”
Publicado em 06 de agosto de 2019.