“O Abrace Catalão é uma iniciativa que visa difundir os projetos sociais desenvolvidos no município, por ONGs que participaram do "Programa de Fortalecimento do Terceiro Setor" da Global Communities Brasil, bem como orientar pessoas jurídicas e físicas a fazerem uso do mecanismo de Leis de Incentivos Fiscais, e então, investirem em projetos aprovados pelo Conselho de Criança e Adolescentes e Conselho do Idoso. O Programa de Fortalecimento do 3º Setor, teve início em Catalão há 3 anos, e ampliou as competências das ONGs e Conselhos Municipais de Direito no que tange à Gestão Organizacional, Gestão de Projetos e atuação em Rede, gerando notável impacto no bem-estar social de Catalão”.
Além da apresentação dos projetos os empresários receberam uma cartilha com orientações de como incentivar projetos sociais através de Leis de Incentivos Fiscais. Segundo a empresária Michelly de Rezende Silva esse novo conhecimento já despertou a vontade de empresários a fazerem mais pelas ONGs da cidade.
“Eu já conhecia o trabalho de algumas ONGs que tiveram os projetos aprovados pelo Conselho da Criança e do Adolescente e do Idoso, mas nem sempre sabemos como podemos contribuir efetivamente, o Abrace Catalão nos ofereceu uma alternativa de contribuição muito eficaz e com certeza pretendo escolher um projeto para apoiar”.
A boa recepção dos empresários ao evento e sua aproximação com as instituições da cidade também beneficia os conselhos municipais, segundo a conselheira do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, Elaine Fagundes.
“A recepção dos empresários foi muito positiva. Foi explicado de forma bem eficaz quais os procedimentos para realizar a doação. Após o evento, vários manifestaram interesse em fazer a doação e disseram que não sabiam da simplicidade do processo, nem de todos os benefícios dessa doação. Saíram todos muito impactados”.
Fortalecendo o Terceiro Setor
O objetivo do Programa de Fortalecimento do Terceiro Setor é transferir conhecimentos, práticas e ferramentas para uma melhor gestão das Organizações não Governamentais nos pilares Gestão Organizacional, Gestão de Projetos, Gestão de Voluntariado e Gestão em Rede, promovendo maior efetividade das ações de cada ONG, com isso aumentando a qualidade de vida e condições sócio econômicas dos beneficiários. Bem como fortalecer as capacidades dos Conselhos Municipais de Direito no que tange a gestão do mesmo e do fundo, bem como sobre o cumprimento do Marco Regulatório do Terceiro Setor (MROSC).