Há diversas formas de ser voluntário: individualmente, em um pequeno grupo, dentro das organizações sociais, ou, ainda, por meio de um programa de voluntariado empresarial.
Seja qual for a origem, todas as ações são capazes de criar mudanças positivas e significativas para as comunidades e grupos sociais beneficiários, portanto, merecem ser enaltecidas.
No âmbito corporativo, grande parte das empresas já reconhece a importância de uma boa cultura de cidadania corporativa. É por isso que a maioria dessas organizações tem algum programa de serviço voluntário corporativo em funcionamento.
Quando falamos de programas de voluntariado corporativo, a geração de valor começa com o envolvimento das altas lideranças no reconhecimento da grandeza de suas ações de voluntariado para a transferência de conhecimentos e habilidades às comunidades do entorno de suas empresas.
A partir dessas iniciativas, essas comunidades podem se desenvolver e se tornar independentes e auto sustentáveis no longo prazo.
Na mesma medida, as empresas engajadas com os seus programas de voluntariado também são beneficiadas, já que conseguem atrair e manter funcionários de alta qualidade, além de aprimorar o ambiente do lugar de trabalho, aumentando a produtividade dos funcionários, entre outros ganhos.