O Programa Semeando o Futuro, em parceria com a Fundação John Deere, CMOC e Secretaria de Promoção Social junto aos Conselhos da Criança e do Adolescente e do Idoso, realizou o evento Abrace Catalão. O café empresarial contou com a presença de cerca de 60 empresários da cidade que puderam conhecer mais os projetos aprovados pelos dois conselhos e sobre a importância de apoiar instituições através do incentivo fiscal.
0 Comentários
![]() Hoje é o Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres. A violência de gênero é um problema generalizado: 1 em cada 3 mulheres e meninas no mundo todo sofrem violência física ou sexual durante a vida, mais frequentemente por um alguém próximo como família ou amigos. Uma das maneiras de combater a violência contra as mulheres é capacitar as meninas com educação e habilidades para que elas possam sair da pobreza e, eventualmente, lutar contra a violência e a discriminação. A Global Communities trabalha em diversos programas em diferentes países para capacitar mulheres e meninas. Leia alguns exemplos de nosso trabalho aqui: • Construindo igualdade nas famílias tradicionais http://ow.ly/k8Rz50xjTAv • Prevenção da violência de gênero http://ow.ly/9s0C50xjTAu • Treinar mulheres para montar empresas http://ow.ly/9VHZ50xjTAt Texto: Priscila Aline de Souza - Especialista em voluntariado da Global Communities Brasil Seguindo a lógica dos artigos que publiquei anteriormente, falaremos aqui de mais 2 passos, tão importantes quanto os 6 anteriores, no processo de implementação de um Programa de Voluntariado Corporativo. Abordaremos agora a importância de se desenvolver um plano de comunicação e engajar os voluntários e da necessidade de se criar mecanismos de reconhecimento e divulgação dos resultados.
Por Eddy Perez, diretor técnico de WASH na Global Communities ![]() Milhões de pessoas em todo o mundo não têm acesso a serviços sustentáveis de água potável e saneamento. De acordo com o WHO/UNICEF Global Joint Monitoring Program (JMP 2019), em 2017, cerca de 30% da população mundial não tinha acesso a água potável e cerca de 60% sem acesso a um serviço de saneamento. A situação é pior nas áreas rurais, onde 70% da população carece de serviços básicos: em 2017, 701 milhões usavam latrinas básicas e 673 milhões ainda defecavam a céu aberto. Três bilhões de pessoas ainda careciam de instalações básicas para a lavagem das mãos em casa: 1,6 bilhões tinham instalações limitadas sem água ou sabão e 1,4 bilhão não tinham instalações (veja as tabelas do JMP da OMS / UNICEF abaixo). Estima-se que 829.000 mortes atribuíveis à WASH ocorreram por doenças diarreicas em 2016, o equivalente a 60% de todas as mortes diarreicas. Em crianças menores de cinco anos, 297.000 mortes por diarréia atribuíveis à WASH ocorreram, representando 5,3% de todas as mortes nessa faixa etária. Na África Subsaariana, a escala de desnutrição resultante em parte do saneamento precário que leva à diarréia é impressionante; 58 milhões de crianças com menos de cinco anos são muito pequenas para sua idade (atrofiada) e 13,9 milhões pesam muito pouco para a estatura (desperdiçadas). Uma das principais causas do problema são as desigualdades sociais, que desempenham um papel importante nos riscos relacionados à água e ao saneamento - populações pobres e marginalizadas, particularmente mulheres e meninas que vivem em áreas rurais e assentamentos e favelas periurbanos informais geralmente têm níveis mais baixos de acesso do que aqueles que vivem nas cidades. Campanha criada durante os encontros da RIS Interior propõe discussão sobre diversidade e equidade A Global Communities Brasil participou, durante 2019, dos encontros da Rede de Investidores Sociais do Interior Paulista (RIS) colaborando com a co-criação da campanha “A soma das diferenças, faz a diferença!”. A iniciativa tem como objetivo sensibilizar e promover diálogos sobre temas ligados a diversidade e a equidade. Semanalmente conteúdos especiais sobre o tema serão postados em nossas redes sociais, não deixe de conferir, refletir e compartilhar em suas redes com as hashtags #somarparatransformar e #risinteriorpaulista.
Os participantes da RIS acreditam que a diversidade e a equidade são elementos fundamentais da gestão moderna e devem ser marca registrada de uma organização. Por isso, o tema da campanha foi discutido durante todos os encontros da rede em 2019. Foram diversos diálogos com especialistas que têm representatividade e lugar de fala e ajudaram na formação da campanha e em reflexões sobre equidade racial, pessoas com deficiência, pessoas LGBTI+ e gênero. A Global Communities Brasil acredita em um mundo onde todos tenham a liberdade meios e capacidades de viver e prosperar com dignidade e trabalha diariamente com as comunidades, com o setor privado e com organizações do terceiro setor para que relações baseadas na confiança, no respeito e na equidade sejam estabelecidas e partilhadas no nosso dia a dia de trabalho. Por isso, é uma das organizações adeptas da campanha e durante oito semanas replicará em nossas redes sociais conteúdos sobre diversidade e equidade que irão trazer conhecimento e reflexão. Sobre a RIS Interior Paulista A RIS Interior Paulista é uma rede formada por organizações sociais que fazem investimento social privado (ISP) e que estão localizados no interior do estado de São Paulo, a fim de contribuir para o desenvolvimento, fortalecimento e atualização dos profissionais que atuam no campo do Investimento Social Privado (ISP), por meio da troca de informações e experiências entre as instituições participantes e da busca de dados sobre as tendências no segmento de responsabilidade social e sustentabilidade. Desde dezembro de 2018, a Global Communities Brasil faz parte da rede participando ativamente dos encontros e trocas de experiência entre seus integrantes. Para saber mais e conferir o que rolou em cada uma das reuniões clique aqui. Texto: Roseli Bianchi - Especialista em voluntariado da Global Communities Brasil O reconhecimento é uma etapa muito importante em um programa de voluntariado. Essa etapa tende a fidelizar e fortalecer o vínculo com aqueles que já são voluntários engajados e sensibilizar novos colaboradores. Portanto, o ideal é que em um programa de voluntariado se tenha iniciativas contínuas de reconhecimento e valorização.
|
Archives
Novembro 2020
Categories
Todos
|