1: Planejamento e coordenação
2: Mobilização dos voluntários
3: Orientação e treinamento
4: Implementação
5: Avaliação pós-ação
6: Comunicação pós-evento
7: Indicadores e relatórios
Existem alguns passos:
1: Planejamento e coordenação 2: Mobilização dos voluntários 3: Orientação e treinamento 4: Implementação 5: Avaliação pós-ação 6: Comunicação pós-evento 7: Indicadores e relatórios
0 Comentários
Capacitar a mão de obra para promover o desenvolvimento de uma atividade socioeconômico sustentável. Esse foi o caminho escolhido pelo “Projeto Catadores”, que está sendo desenvolvido na cidade de Três de Maio (RS), desde dezembro de 2019. Para cumprir este objetivo, a segunda fase do projeto conta com a realização de oficinas que abordarão diversos temas relevantes para o dia a dia desses profissionais. A primeira delas foi realizada no dia 11 de novembro sob o tema “Trabalho em Equipe e as Relações Interpessoais”. A proposta do encontro foi fazer com que os catadores refletissem sobre o trabalho colaborativo e as diferenças de perfis, características, habilidades e crenças.
Nesse mesmo encontro também foi realizada uma videochamada com o Vice Presidente da Cooperativa ARSOL, de Chapecó (SC). O objetivo foi a troca de experiência sobre a sistemática do trabalho colaborativo. Os acadêmicos do Curso de Psicologia da Faculdade Setrem participaram como os facilitadores do encontro. O “Projeto Catadores” é uma ação conjunta entre a Sicredi, a FAHOR (Faculdade Horizontina), a Setrem (Sociedade Educacional Três de Maio), a Prefeitura Municipal e a ACI (Associação Comercial), sob a coordenação da Global Communities. O “Projeto Catadores”, que está sendo desenvolvido na cidade de Três de Maio (RS), está avançando a pleno vapor. Nesta segunda fase, o foco está na capacitação desses trabalhadores, a partir da realização de oficinas semanais. A ação faz parte do diagnóstico inicial realizado pela comunidade, no qual foi identificado que era preciso melhorar as condições de trabalho desses profissionais. Os encontros já começaram e a agenda abordará temas como:
Oficina 1: Trabalho em equipe e relações interpessoais; Oficina 2: Uso de EPI´s e segurança no trabalho; Oficina 3: Planejamento financeiro; Oficina 4: Manipulação de resíduos; Oficina 5: Partes interessadas e práticas de negociação. O objetivo principal do “Projeto Catadores” é promover o desenvolvimento de uma atividade socioeconômico sustentável. Desde dezembro de 2019, a iniciativa tem sido fruto de um trabalho cooperativo entre a Sicredi, a Fahor (Faculdade Horizontina), a Setrem (Sociedade Educacional Três de Maio), a Prefeitura Municipal e a ACI (Associação Comercial). A Global Communities está atuando na coordenação de todas essas forças. Conheça nossa metodologia e como ela tem contribuído para o desenvolvimento socioeconômico sustentável em diversas localidades. Ela pode ser dividida nas seguintes etapas:
-Planejamento -Orçamento -Implementação (projetos e ações) -Monitoramento e avaliação -Divulgação e reconhecimento -Reportando resultados De forma resumida, cada fase funciona da seguinte forma: Por trás de todo projeto que melhora a vida em uma comunidade, existe a total entrega de seus envolvidos.
Como base fundamental para seu sucesso, o trabalho voluntário envolve o desenvolvimento de habilidades e capacidades individuais e a extrema dedicação de um grupo de pessoas. Todos esses requisitos, juntos, movem potencialidades e agregam forças que resultam em grandes realizações, com impactos no bem geral. Existem inúmeros exemplos que mostram o poder de transformação do voluntariado. Entre eles estão os projetos desenvolvidos no bairro Paraíso, na cidade de Horizontina, no Rio Grande do Sul. Como é possível apoiar o desenvolvimento de comunidades vulneráveis para que ele seja sustentável?18/11/2020 A Global Communities utiliza uma metodologia que analisa as necessidades e demandas locais pela ótica de quem mais entende: seus próprios moradores. Orientamos nosso trabalho através das prioridades levantadas pelas comunidades em que atuamos. Para isso, usamos metodologias participativas que fomentam o desenvolvimento das capacidades necessárias para que cada pessoa, dentro de um grupo comunitário, contribua para uma atuação autossuficiente nos âmbitos econômico, social e ambiental. Fortalecemos esses aspectos ao estimular a formação de alianças de sucesso entre comunidades, empresas, poder público e outras organizações internacionais e locais.
Todos esses fatores garantem que cada projeto tenha o maior impacto positivo possível, com mais chances de ser duradouro. Na outra ponta, apoiamos a criação estratégias de investimento social junto à empresas e instituições. Usamos nossa expertise para encontrar o enfoque mais eficiente para alinhar os objetivos do negócio às necessidades das comunidades de seu entorno. Nosso trabalho já mudou a vida de milhões de pessoas ao redor do mundo. Conheça a metodologia da Global Communities. A Global Communities é especialista em programas de investimento social sustentável direcionados e impulsionados pelas próprias comunidades que apoiamos. Trabalhamos localmente. Isso quer dizer que criamos soluções que são adequadas aos locais onde os programas serão implementados. Realizamos diagnósticos situacionais, cruzamos com informações de consultores globais e desenhamos objetivos, planos de ação, metas e indicadores que guiarão os programas. Tudo isso de forma específica e ajustada à realidade de cada local. Mais de 95% de nossa equipe é original dos países e comunidades onde trabalhamos. Também priorizamos a contratação de fornecedores e insumos locais.
Colaboramos em quatro frentes: Avaliamos, desenhamos e implementamos projetos de desenvolvimento nos âmbitos econômico, social e ambiental; Desenvolvemos sistemas que permitem a monitoração e avaliação periódica dos programas e sua aprendizagem; Apoiamos empresas e instituições na melhor estratégia para alinhar objetivos do negócio às necessidades das comunidades de seu entorno; Treinamos e capacitamos equipes e voluntários. Acreditamos que o desenvolvimento não é algo que fazemos para as pessoas. É algo que fazemos com elas. Conheça a metodologia de trabalho da Global Communities. A Global Communities é uma organização internacional, sem fins lucrativos, que tem como objetivo trazer mudanças sustentáveis que melhorem a vida e os meios de subsistência dos mais vulneráveis. O foco do nosso trabalho está na estreita colaboração com as comunidades. E quando falamos em “colaboração” isso quer dizer muito. Nossa metodologia de atuação é 100% participativa. Quem prioriza e faz a mobilização para a concretização de projetos de desenvolvimento nos âmbitos econômico, social e ambiental são os próprios moradores locais.
Como aliados, eles são preparados para buscar e atuar em parceria com governos, setor privado e ONGs. A Global Communities atua mobilizando todas essas forças e apoia a divisão das responsabilidades em pról de objetivos comuns. Isso é o que garante o desenvolvimento sustentável a longo prazo. A experiência de nossa equipe técnica soma mais de 60 anos na avaliação, desenho e implementação de programas. Mas, sabemos que cada projeto é único. Por isso, adaptamos as ferramentas e metodologias a cada contexto. Isso é possível, porque 95% de nossa equipe é original dos países e comunidades onde trabalhamos. Conheça a metodologia da Global Communities e entenda como já apoiamos o desenvolvimento de milhares de comunidades em todo o mundo. A Global Communities é uma organização internacional especialista em programas de investimento social sustentável. Nosso principal foco é atuar na capacitação de pessoas para que, dentro de suas comunidades, elas sejam responsáveis pelo seu próprio desenvolvimento. Nossa equipe técnica tem vasta experiência mundial na avaliação, desenho e implementação de programas em diversas áreas de expertise. Temos mais de 60 anos de experiência na adaptação de ferramentas e metodologias ao contexto de cada país que atuamos. Estamos no Brasil desde 2014, onde somos uma associação civil, sem fins econômicos. Por aqui, estamos presentes em seis cidades e trabalhamos em três frentes:
Voluntariado Corporativo; Fortalecimento do Terceiro Setor; Desenvolvimento Comunitário; A Global Communities Brasil e Argentina também desenvolve consultorias, além de desenhar programas e outras soluções alinhadas às necessidades de empresas parceiras e comunidades locais. Nossa história já mudou a realidade de inúmeras comunidades, espalhadas em três continentes do mundo. Conheça nossa metodologia e saiba como podemos ser verdadeiros parceiros do bem. Cada desafio social pode ser diferente, mas a Global Communities trabalha para fazer a combinação certa entre o conhecimento técnico e o engajamento para projetar soluções com um único foco: a mudança de vida de pessoas.
Fazemos isso ao colocar líderes locais, comunidades e parceiros públicos e privados em uma mesma jornada em direção ao desenvolvimento sustentável. O foco do trabalho da Global Communities está voltado para o protagonismo social. Nossos programas e projetos estimulam o empoderamento das comunidades nas quais atuamos. Nosso principal objetivo é capacitá-las para que conduzam seu próprio desenvolvimento. Essa é uma metodologia utilizada, globalmente, há mais de 60 anos. Contudo, os impactos positivos do nosso trabalho são constantemente testados. E um bom exemplo tem acontecido neste ano de 2020. Os efeitos da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) adicionou uma complexidade ao desenvolvimento social, econômico e ambiental em diversos países.
Inúmeras mudanças tiveram de ser implementadas para que cada projeto apoiado pela Global Communities permanecesse firme em seu propósito essencial: estar presente no dia a dia das populações mais vulneráveis. A resposta pôde ser encontrada no empreendedorismo dos líderes comunitários capacitados em nossos programas. Priorizando as necessidades atuais de suas comunidades, esses agentes do bem seguiram à frente de suas atividades. Essa é a confirmação de que o desenvolvimento social sustentável é fruto do protagonismo de pessoas que estão despertas para as suas próprias capacidades. Essa é a base de trabalho da Global Communities. Conheça nossa metodologia. No bairro São Paulo, em Montenegro (RS), a revitalização dos espaços públicos foi um dos focos dos moradores locais durante o mês de setembro.
Em uma mobilização conjunta, os moradores do bairro - que fazem parte do Núcleo Comunitário, que conta com o apoio da Global Communities - realizaram uma ação na Praça das Poesias. O objetivo foi deixar o ambiente pronto para receber novamente a comunidade. Para isso, os brinquedos e floreiras receberam uma nova demão de tinta. Também houve a limpeza completa do local. O toque final foi dado com o plantio de flores entre outros serviços de jardinagem. |
Archives
Abril 2022
Categories
Todos
|