A equipe do Programa Semeando o Futuro, da Global Communities Brasil, realizou uma atividade na última semana com mediadores de diferentes escolas estaduais de Indaiatuba e região para possibilitar a eles a metodologia participativa usada no eixo de desenvolvimento comunitário do programa. A ideia do encontro foi disponibilizar técnicas e ferramentas que possam colaborar na resolução de conflitos dentro da comunidade escolar. |
Os mediadores escolares são profissionais que atuam na resolução de conflitos entre professores, alunos e pais relacionados às escolas. Durante a atividade com a equipe do programa, participaram 27 mediadores de instituições de ensino estaduais de São Paulo, de Indaiatuba e outros seis municípios próximos.
Todos pertencem a Diretoria de Ensino da Região de Capivari /SP. A experiência, de acordo com Carmen, foi produtiva e possibilitou aos participantes formas lúdicas e refletivas sobre a resolução dos problemas a partir de conversas e ações que estimulam a participação dos envolvidos. "Oferecemos técnicas de facilitação e sugestões de como podem usar as técnicas em sala de aula para o processo ser colaborativo e duradouro", afirma.
Créditos do texto: Alessandra Toniazzo