News  >  Blog

Bairro Ouro Verde oficializa sua Associação de Moradores com mateada e união

Published 06/16/2017 by Daiane Yara Martins

associa-o-de-moradores-ouro-verde-1_orig

Comunidade prestigiou o evento que teve o apoio do Programa Semeando o Futuro

Como morador do bairro Ouro Verde, o metalúrgico Eduardo Rafael Marom, 32 anos, participou das reuniões para definir prioridades e do mutirão de limpeza, no começo do ano. A ação, realizada pelo Grupo Colaborativo e apoiada pelo Programa Semeando o Futuro, marcava o início das melhorias na comunidade. Um tempo depois e mais inteirado ao programa, Rafael encarou o desafio, com outros voluntários do bairro, de montar uma Associação de Moradores. No último sábado, ele tomou posse como presidente da instituição. “Aceitei o desafio porque percebi que isso pode me fazer bem. Estou crescendo junto com o bairro e, fazendo o bem, me sinto feliz. É gratificante”, garante.

Para oficializar os documentos da Associação, os moradores se mobilizaram e fizeram uma rifa. No evento de sábado, eles celebraram as conquistas. Teve música, brinquedos, chimarrão, plantio de dois coqueiros e também a participação da Secretaria Municipal da Saúde e moradores de outros bairros. “Com união já conseguimos uma parada de ônibus, iluminação das ruas e o saneamento básico, que foi uma parceria entre a comunidade, Global Communities, prefeitura e Ministério Público. Queremos continuar melhorando e nos unindo cada vez mais. O futuro depende de nós”, garante o presidente.

Para a técnica em desenvolvimento comunitário do Semeando o Futuro, Giovana Kuhn, as conquistas fazem parte do objetivo do programa. “A comunidade do bairro Ouro Verde é pequena, mas já mostrou que pode fazer a diferença. Buscamos desenvolver mudanças positivas e duradouras, a partir do pensamento coletivo e do empoderamento das ações. Através das necessidades, os moradores conseguem trabalhar a metodologia e conquistar as melhorias”. Para este processo dar certo, os moradores contam com voluntários, como a  embaixadora comunitária Aurea Horbach. Ela começou o trabalho voluntário há seis meses e já percebe a evolução na comunidade. “Hoje existe a união dos moradores. Com essa integração eles percebem a força que têm e a capacidade de melhorar”.

Texto e fotos: Alessandra Toniazzo