News  >  Blog

Bairros de Horizontina fazem gestão de espaços comunitários

Published 04/03/2020 by Daiane Yara Martins

2020-03-mutir-o-de-pintura-bairro-colato-01_orig

O projeto “Horizontina, meu lugar para viver – Munícipio de Horizontina” surgiu da parceria entre o Programa Semeando o Futuro e a Prefeitura de Horizontina/RS e tem como objetivo ajudar na preservação e na boa utilização de espaços comunitários de alguns bairros da cidade, através do gerenciamento de um fundo de manutenção e utilização de espaços públicos.

Durante sete meses, os bairros Alvorada, Colato e Paraíso, que participaram durante anos do Programa Semeando o Futuro, vão colocar em prática os projetos de manutenção de seus respectivos espaços comunitários. Durante o período de execução, os bairros contemplados receberão recursos para a manutenção de praças e centros comunitários da Prefeitura e assistência técnica para o gerenciamento desses recursos da equipe da Global Communities Brasil.

“Esse novo projeto é um dos frutos que esses bairros estão colhendo. Durante anos eles veem mostrando para o poder público que são capazes de desenvolver um trabalho comunitário muito bonito e forte. É também o momento desses líderes comunitários colocarem em prática os ensinamentos aprendidos durante as capacitações de Gestão Comunitária Participativa (PACE), de Gestão Organizacional e de Gestão de Projetos”, afirma a especialista em desenvolvimento social da Global Communities Brasil, Giovana Kuhn.

No início do ano, o bairro Colato realizou as primeiras ações previstas em seu projeto de manutenção e conservação da Praça Irineu Colato. Foram realizados um mutirão de pintura, que contou com a participação da comunidade, de parceiros e dos voluntários John Deere e uma mateada na praça. Para a líder comunitária, Marlei Milbradt, parcerias como essa só agregam ao trabalho comunitário.

“Estou muito contente em continuar trabalhando para a conservação da praça do bairro, que é muito importante para todo mundo que vive aqui, já que é o lugar onde nos reunimos com as nossas famílias e amigos para conversar e tomar um mate. Contar com oportunidades como essa só nos motiva ainda mais”.

Já para o secretário municipal de esporte, juventude e lazer, Cassiano Telles, a parceria renderá bons frutos para a cidade e possibilitará uma maior identificação entre os moradores com os bairros onde vivem.

“Acredito que estas parceiras público-privadas desenvolvidas nos trazem frutos distintos, tanto no que condiz ao amadurecimento da comunidade no que tange o aspecto público, como também no sentido da manutenção da infraestrutura dos espações de lazer criados para a comunidade. Esse trabalho realizado nos bairros é beneficiado com a forma de acolhimento que os munícipes tiveram para com o mesmo, mostrando que estimulou ações de fortalecimento de vínculos para com o público”.

No bairro Alvorada, já foi realizado um jantar comunitário, que contou com a presença da comunidade e de moradores de bairros parceiros, que ajudaram na preparação da atividade. Ainda está prevista a realização de uma assembleia comunitária e de uma mateada com jogos de integração com atletas da ACEHOR.

Já o Bairro Paraíso realizou a inauguração do centro comunitário do bairro, a próxima atividade prevista é a realização de uma assembleia comunitária, para tratar dos próximos projetos do bairro, juntamente com a inauguração da quadra de basquete, conquistada pela comunidade através de um projeto aprovado no edital do Sindicado dos Metalúrgicos.

Comunidade em ação

A Global Communities, através do Programa Semeando o Futuro, incentiva o desenvolvimento comunitário colaborando com a construção de capacidades nas comunidades locais para que elas busquem as melhorias para as suas necessidades prioritárias através de práticas democráticas tornando-se autodeterminadas e desenvolvam sua autossuficiência comunitária. Esta abordagem é trabalhada com as comunidades em etapas e estas por sua vez constroem a sua capacidade para controlar os bens comunitários e mobilizar recursos para resolver um determinado problema, bem como fortalece a flexibilidade e a união social.