Curso foi oferecido pela Global Communities com o objetivo de fortalecer as organizações Na última semana foi realizada a Capacitação em Gestão de Projetos Sociais, promovida pela Global Communities, em Horizontina. O objetivo foi oportunizar aos gestores de Organizações da Sociedade Civil (OSC), representantes de ACPMs, alguns membros de Conselhos Municipais de Direitos e líderes de comunidades o conhecimento e prática sobre elaboração de projetos sociais, buscando fortalecer as entidades participantes. |
Este trabalho é fruto do Programa de Fortalecimento do 3º Setor da Global Communities. “É gratificante a oportunidade de participar deste processo de aprendizagem, pois o benefício é refletido nas comunidades assistidas por estas Instituições” afirma Naja. O evento contou com 35 representantes de organizações sociais da cidade, teve carga horária de 24h e foi ministrado pelas facilitadoras Marcia Thomazinho e Pilar Cunha, do Instituto Fonte, de São Paulo. “O objetivo foi trabalhar a elaboração de projetos. Quando eles pensam: eu tenho uma ideia de melhoria, como eu coloco isso no papel? Nós organizamos esse processo e mostramos quais os pontos importantes na capacitação de recursos para que a ideia aconteça. Depois vem o gerenciamento do projeto: quais ferramentas que nos ajudam a executar este projeto”, explica Marcia.
Conhecimento repassado para a comunidade
Derli Margarete Kahlbann é líder comunitária do bairro Alvorada e também participou da atividade. Para ela, entender o processo de um projeto é um desafio. “Aprendi sobre o assunto e vou levar para o meu bairro este conhecimento. Juntos vamos fazer bons projetos para termos bons resultados. Isso é muito importante para todos nós”. O mesmo pensa Lidiani Bruna Grins, Embaixadora Comunitária do bairro Bela União. Ela acredita que o trabalho na comunidade pode ser melhorado a partir de projetos.“É muito importante ter participado desta formação para entender como captar recursos para as ideias serem realizadas” Para Giovana Kuhn, técnica em desenvolvimento comunitário da Global Communities, a capacitação agregou muito na questão de conhecimento entre as comunidade que precisam de projetos para conquistar as melhorias. “Foram oito lideranças de diferentes bairros e dois Embaixadores Comunitários que participaram. Com certeza o próximo passo é executar o conhecimento do curso, junto com a mobilização comunitária e o desenvolvimento das comunidades”, ressalta.
Textos e fotos: Alessandra Toniazzo