News  >  Blog

Colheita de bons frutos no bairro Ouro Verde

Published 04/02/2018 by Daiane Yara Martins

2018-03-a-o-ouro-verde-4_3

Evento comunitário comemora um ano da Associação de Moradores do Bairro e os frutos de seu trabalho

Em uma manhã ensolarada, mais 300 pessoas saíram de suas casas, em Horizontina/ RS, para participar das comemorações do primeiro ano da Associação de Moradores do Bairro Ouro Verde. A ação, que contou com a colaboração de 30 voluntários, ofereceu aos moradores um delicioso almoço, recreação para as crianças, além de um divertido campeonato de futebol e pênaltis, que promoveu a integração entre os bairros da região e contou com a participação de três times: o Associação Ouro Verde, o Tabajara Futebol Club e os Galáticos Horizontina. 

Para realizar a ação, o Grupo Colaborativo do Bairro, eleito de forma democrática que tem como objetivo identificar as necessidades/ diversidade da comunidade e buscar 
​implementar e sustentar projetos que minimize tais demandas aparentes da comunidade, contou com a colaboração de 7 parceiros que emprestaram mesas, cadeiras e tendas e doaram prêmios para o sorteio e  uma quantia em dinheiro para realização da ação. Segundo, Giovanna Kuhn, Técnica em Desenvolvimento Comunitária da Global Communities Brasil, ações como essa são importantes para fortalecer a comunidade e também promover a integração com os bairros vizinhos. “Todo o planejamento e execução da ação foi realizado pela Associação de Moradores, o que demonstra o apropriamento deles das capacidades do PACE, nossa metodologia de Participação Comunitária. Eles planejaram, desenvolveram parcerias, organizaram voluntários, divulgaram, envolveram a comunidade e o resultado se vê a olhos vivos. Um lindo evento com participação de toda comunidade”, comenta.

O presidente da Associação de Moradores do Bairro Ouro Verde, Eduardo Maron afirma que o dia foi de comemoração por mais uma semente plantada. “Me sinto feliz e satisfeito pois a semente que foi plantada já está gerando bons frutos: novas lideranças estão se formando os moradores estão bem engajados em transformar o bairro em um lugar melhor de se viver melhorando, assim, a qualidade de vida e o desenvolvimento do bairro. Poder se dedicar a algo que a gente acredita é gratificante”, comemora.
Para o futuro, Eduardo deseja que os frutos sejam ainda melhores e possam promover mais conquistas para o bairro, “O que realmente desejo é ter nossa própria sede, com nosso campo de futebol e parquinho para as crianças. Para dar continuidade no que estamos realizando. Estamos conseguindo que as famílias saiam de suas casas para brincar com seus filhos, jogar voleibol, futebol, tomar mate com vizinhos. Hoje em dia, essas atitudes tão importantes estão cada vez mais distantes de nossa realidade. Enfim gostaria que cada família do bairro sentisse orgulho em poder viver aqui”, finaliza.

Ouro Verde e o Semeando o Futuro
Desde 2016, a Associação de Bairro do Ouro Verde participa do Semeando o Futuro. A partir das capacitações do programa, as lideranças do bairro vêm trabalhando junto à comunidade no desenvolvimento de projetos e atividades de melhoria. Dentre as principais conquistas podemos destacar:
– Associação de Moradores atuante e participativa;
– Obra de saneamento básico do bairro, em parceria com o Poder Público e o Ministério Público;
– Melhorias na iluminação pública na entrada do bairro, melhorando a segurança no bairro;
– Parada de ônibus, que beneficiou crianças, jovens e adultos que utilizam transporte público no bairro;
– Aproximadamente 4 ações ao ano.