Para sabermos se um programa de voluntariado está cumprindo com suas metas e objetivos é muito importante que eles sejam claros desde o início do programa (falamos sobre esse passo aqui.) Após definir o objetivo do programa, é importante definir quais indicadores queremos mensurar. Chamamos o processo contínuo de acompanhamento de indicadores de monitoramento. Esse é um processo contínuo que nos ajuda a medir, no decorrer das ações e projetos se eles estão sendo efetivos.
Por exemplo, após uma ação de uma escola, os voluntários e comitês podem analisar se o número de alunos envolvidos foi o planejado, se atingiram o número de voluntários, se conseguiram a meta de doações. Com a análise desses indicadores, será possível ajustar as ações de mobilização e organização nas próximas ações ou utilizar o exemplo caso tenham sido positivo.
# de voluntários envolvidos
# de horas voluntárias
# de beneficiários (crianças, idosos, etc)
# de ações/projetos realizados no período
Como parte do monitoramento é fundamental também fazer reuniões de avaliação após cada ação realizada e periodicamente para verificar se os objetivos foram atingidos, o que foi bom e o que pode ser melhorado nas próximas ações. E para ajudar nesse desafio citamos aqui duas ferramentas muito úteis para assessorar o processo de avaliação de projetos/ações: a Matriz FOFA(Swot em inglês), e o método Que Bom – Que Pena – Que Tal.