Buscando proporcionar a outras comunidades a oportunidade de investimento em capital social, criando um espaço de decisões coletivas e aumentar a capacidade de prosperidade e dignidade, a Global Communities Brasil (GCB) inicia suas atividades em Indaiatuba, segunda cidade do interior do estado a trabalhar com a organização. |
A Especialista em Desenvolvimento Comunitário, Carmen Freddo explica que o trabalho a ser desenvolvido será semelhante à outros projetos desenvolvidos pela organização em cidades como Horizontina (RS) que durante quase três anos vem sendo sede do programa “Semeando o Futuro”. Em ambos programas o objetivo é mobilização da comunidade para formação de capacidades para o desenvolvimento comunitário. Para Carmen "todo trabalho já realizado nesse formato como por exemplo mapear atores chaves, identificar instituições com atuação e envolver moradores para que pensem no desenvolvimento local, vem surtindo bons resultados de desenvolvimento comunitário em comunidades de atuação GCB”.
A Global Communities incentiva a participação ampla e diversa de todos os setores da comunidade, contando com a presença de mulheres, jovens, idosos e homens do bairro. Carmen Freddo ressalta que “a ideia é formar uma rede social participativa integrando moradores a partir da confiança nos seus pares, talentos e habilidades para favorecer o desenvolvimento de sua comunidade”.
Noeli Souza, moradora do Jd. de Oliveira Camargo, nos contou como ao longo dos últimos 30 anos, ela assistiu as mudanças no bairro. Para ela a expectativa é que o projeto possa “ajudar na melhoria e no desenvolvimento da comunidade onde vivo”. E acredita que o desenvolvimento da comunidade pode acontecer “através do incentivo e colaboração dos próprios moradores em conjunto com a Global Communities”.