News  >  Blog

Dia da Criança com brincadeiras e união em bairros de Horizontina

Published 10/18/2017 by Daiane Yara Martins

img-7872

Festas na Bela União e Ouro Verde foram organizadas pelos moradores com o apoio do Programa Semeando o Futuro

A união e dedicação dos moradores fez com que mais de 200 crianças ganhassem bolo, cachorro-quente e algodão doce durante a festa do Dia das Crianças no bairro Bela União, no último sábado. Além das comidas, o encontro entre as famílias na quadra comunitária e promoveu sorrisos com as brincadeiras, pintura de rosto, balões, futebol e chimarrão. Um bolo de três metros foi feito por voluntárias e as doações dos ingredientes vieram da própria comunidade. A iniciativa veio da Associação de Moradores, que buscou apoio das igrejas e escolas do bairro, além de parcerias com o Programa Semeando o Futuro e empresas privadas. “Cada um ajudou e, juntos, percebemos o quanto somos fortes e podemos promover momentos de integração como este. A comunidade estava feliz e participando. O objetivo da associação é buscar melhorias para todos”, afirma Luis Ricardo Machado de Lima, membro da diretoria. 

​No total, mais 50 pessoas foram voluntárias na ação. Raquel Alves Montelo Peres, 40 anos, foi uma das moradoras que se mobilizou para a festa acontecer. Fora do horário de trabalho, ela passou de casa em casa avisando sobre o evento e pedindo doações. Depois recolheu os ingredientes e ajudou na montagem do bolo, que começou a ser preparado dois dias antes do evento. No dia da festa, ajudou o marido, o Pastor Guilherme, a fazer bichinhos com balões. “Estas crianças precisam de amor e atenção. Conseguimos dar esse carinho e ver o brilho nos olhos de cada pequeno. É gratificante e eu me sinto realizada”, afirma. De acordo com o pastor, a união das pessoas, independente da igreja que frequentam, é o mais importante para o desenvolvimento do bairro. “Todos temos o mesmo objetivo: ver a criançada feliz e os moradores unidos. Essa integração é bom para todos, faz bem”, diz.
 
No bairro Ouro Verde, mais de 50 crianças puderam se divertir com brincadeiras como corrida do saco, circuitos com pneus, pula corda e dança da cadeira. A ideia surgiu em uma reunião da Associação de Moradores e teve apoio da comunidade, parceiros locais e privados. “Conseguimos distribuir algodão doce, refrigerante, cachorro-quente, pipoca. Mais que isso: conseguimos incentivar a participação dos pais e, assim, tivemos a união entre pais e filhos nas brincadeiras. É gratificante ver todas as famílias do bairro unidas. Não foi fácil chegar neste ponto, mas hoje estamos conversando e conhecendo nossos vizinhos. É muito bom”, garante Eduardo Maron, presidente da Associação.
 
Para a  técnica em desenvolvimento comunitário do Programa Semeando o Futuro, Giovana Kuhn, estas ações são resultados do trabalho feito pelo programa nos 10 bairros em Horizontina. A ideia visa o planejamento, execução e gestão de projetos sociais a partir da mobilização comunitária. “Há três anos estimulamos cada comunidade a se unir, mostramos como identificar as prioridades e como planejar e executar melhorias. Ações como esta, onde existe a mobilização dos moradores, é um bom exemplo que o trabalho está sendo realizado com sucesso”, afirma.