News  >  Blog

Diferenças entre “voluntariado tradicional” e o “voluntariado baseado em causas”

Published 12/02/2020 by Daiane Yara Martins

Existem grandes diferenças entre o “voluntariado tradicional” e o “voluntariado baseado em causas” (também chamado como “estratégico”).
 
Muitas delas estão relacionadas ao seu poder de transformação.
 
O que não significa que um modelo é melhor que o outro. Mas, sim que o segundo pode se tornar consequência do primeiro. 

Dentro do Voluntariado Corporativo – no qual se encaixa a definição do voluntariado baseado em causa – existe um conjunto de ações apoiado por uma empresa para incentivar o envolvimento dos seus funcionários em atividades voluntárias. O objetivo é ir além da doação de recursos.
 
Este modelo poderia ser somente uma rota estratégica que traz ganhos para a empresa e comunidade. Contudo, cumpre um papel muito mais relevante.
 
Proporciona o desenvolvimento pessoal e profissional do voluntário, a partir da descoberta de novas habilidades e competências como trabalho em equipe, comunicação, liderança, gestão de recursos, entre outras.
 
E isso traz diversos benefícios à empresa também, pois acaba se tornando por consequência uma ferramenta de melhoria da performance de seus funcionários.
 
Essa é a proposta Global Communities. Fazemos a diferença ao engajar comunidades e setor privado para o bem. Conheça nossa metodologia.