News  >  Blog

Estrelas do Futuro conquista segundo lugar no Campeonato de Verão

Published 03/14/2019 by Daiane Yara Martins

2019-02-escolinha-de-futebol-bela-uni-o-02

O time de futsal é uma inciativa da Associação de Moradores do Bairro Bela União, em Horizontina/RS

Adriano Cortes Pinheiro, não consegue esconder o orgulho de ver o trabalho de dois anos dar frutos, após a conquista do segundo lugar no Campeonato de Verão de Futsal. “Para nós, que estamos semanalmente com eles, é até emocionante essa conquista”. Com o objetivo de estimular a prática de esportes coletivos e auxiliar na formação da personalidade das crianças e adolescentes do Bairro Bela União, a Associação de Moradores criou em maio de 2017 a escolinha de futsal “Estrelas do Futuro”, que recebe apoio do Semeando o Futuro. Desde então, a iniciativa recebe toda segunda-feira 40 jovens, que são divididos em dois times, um sub-11 e outro sub-15.

Em 2019, a iniciativa começa a colher seus primeiros frutos com a participação e o vice-campeonato do time sub-15 no Campeonato de Verão, promovido pela Prefeitura de Horizontina. Adriano Cortes Pinheiro, um dos professores voluntários no projeto e líder comunitário não esconde o orgulho de seus alunos.

“Nós estamos nos reunindo há três anos e é muito bom agora colher os bons resultados e ver a evolução de cada jovem”, conta.

Adriano, também recorda a motivação do início e o apoio que o projeto recebe da Associação de Moradores do Bela União.

“Começamos com o futebol porque víamos muitas das nossas crianças ociosas, sem nenhuma ocupação, por isso levamos essa ideia para os colegas da Associação e eles nos deram todo o apoio, inclusive na inscrição do nosso projeto no fundo comunitário da Global Communities, em 2017. Com esse apoio que recebemos as coisas começaram a funcionar melhor e hoje estamos vibrando com o vice-campeonato de uma das nossas equipes”, comemora.

Para Giovana Kuhn, especialista em desenvolvimento comunitário da Global Communities Brasil, projetos como esse ajudam a melhorar a qualidade de vida na comunidade onde está inserido.

“Acredito que esse projeto se encaixa em um dos principais objetivos do programa Semeando o Futuro, que é justamente melhorar a qualidade de vida dos moradores dos bairros onde estamos trabalho e pelas mãos dos líderes comunitários. Esse projeto deu uma ótima oportunidade de lazer para os jovens da comunidade”, afirma.

O Estrelas do Futuro voltará às quadras em 2019, disputando novos amistosos e campeonatos. “Agora que começamos, a intenção é continuar motivando nossos jogadores e quem sabe conquistar mais resultados positivos como o do Campeonato de Verão”, afirma Adriano, que segue no comando das duas equipes.

Comunidade em ação

A Global Communities, através do Programa Semeando o Futuro, incentivo desenvolvimento comunitário colaborando com a construção de capacidades nas comunidades locais para que buscam as melhorias para as suas necessidades prioritárias através de práticas democráticas tornando-se autodeterminadas e desenvolverem sua autossuficiência comunitária. Esta abordagem é trabalhada com as comunidades em etapas e estes por sua vez constroem a sua capacidade para controlar os bens comunitários e mobilizar recursos para resolver um determinado problema, bem como fortalece a flexibilidade e a união social.