
“Nós estamos nos reunindo há três anos e é muito bom agora colher os bons resultados e ver a evolução de cada jovem”, conta.
Adriano, também recorda a motivação do início e o apoio que o projeto recebe da Associação de Moradores do Bela União.
“Começamos com o futebol porque víamos muitas das nossas crianças ociosas, sem nenhuma ocupação, por isso levamos essa ideia para os colegas da Associação e eles nos deram todo o apoio, inclusive na inscrição do nosso projeto no fundo comunitário da Global Communities, em 2017. Com esse apoio que recebemos as coisas começaram a funcionar melhor e hoje estamos vibrando com o vice-campeonato de uma das nossas equipes”, comemora.
Para Giovana Kuhn, especialista em desenvolvimento comunitário da Global Communities Brasil, projetos como esse ajudam a melhorar a qualidade de vida na comunidade onde está inserido.
“Acredito que esse projeto se encaixa em um dos principais objetivos do programa Semeando o Futuro, que é justamente melhorar a qualidade de vida dos moradores dos bairros onde estamos trabalho e pelas mãos dos líderes comunitários. Esse projeto deu uma ótima oportunidade de lazer para os jovens da comunidade”, afirma.
O Estrelas do Futuro voltará às quadras em 2019, disputando novos amistosos e campeonatos. “Agora que começamos, a intenção é continuar motivando nossos jogadores e quem sabe conquistar mais resultados positivos como o do Campeonato de Verão”, afirma Adriano, que segue no comando das duas equipes.
Comunidade em ação
A Global Communities, através do Programa Semeando o Futuro, incentivo desenvolvimento comunitário colaborando com a construção de capacidades nas comunidades locais para que buscam as melhorias para as suas necessidades prioritárias através de práticas democráticas tornando-se autodeterminadas e desenvolverem sua autossuficiência comunitária. Esta abordagem é trabalhada com as comunidades em etapas e estes por sua vez constroem a sua capacidade para controlar os bens comunitários e mobilizar recursos para resolver um determinado problema, bem como fortalece a flexibilidade e a união social.