News  >  Blog

Feira da Esperança promove integração e melhora a economia do Jardim Nova América

Published 09/20/2017 by Daiane Yara Martins

img-5800

Evento foi reativado com a iniciativa dos moradores e apoio do Programa Semeando o Futuro 

Uma feira chamada Esperança no bairro Jardim Nova América, em Campinas (SP), proporciona a união da comunidade. Uma vez por mês, cada morador pode expor seu produto, artesanto, serviço ou comida. Uma forma que a própria população encontrou para aumentar a renda familiar, criar um espaço de integração e manter o dinheiro circulando no bairro. Porém, há mais de um ano, a Feira da Esperança estava sem funcionar. Foi então que, com a chegada do Programa Semeando o Futuro, da Global Communities em parceria com a Fundação John Deere, ela foi reativada por iniciativa dos moradores com o apoio do programa. “Com a ideia de promover a organização e o desenvolvimento comunitário, fizemos um mapeamento no bairro. Identificamos instituições, comércios, líderes já ativos e pessoas que pudessem ajudar a priorizar as necessidades e organizar melhorias”, conta Carmen Freddo, especialista do PSF. 

E uma das necessidades da comunidade era reativar a Feira da Esperança. Durante uma das reuniões com a equipe, os moradores contaram sobre a história da feira e a importância dela para a renda local. Carmen conta que a população que estava nas reuniões identificou esse retorno do evento como prioridade do bairro, que conta com quatro associações de moradores e tem mais de 9 mil pessoas. “Junto com os líderes, buscamos incentivar a organização da feira e mobilizar outras pessoas para isso acontecer. O objetivo foi valorizar o que há no bairro, feito pelos próprios moradores, melhorando a economia local. Esta iniciativa da população em montar é apoiada pelo programa e, assim, desperta cada vez mais interesse nos moradores em promover ações para melhorias na comunidade”, explica Jon Allen, diretor do Global Communities no Brasil.
 
Em junho deste ano a Feira da Esperança voltou a unir o bairro. Com 15 expositores, o primeiro evento foi de comércio entre os adultos, brincadeiras entre a criançada e volta da valorização dos serviços da comunidade. Para José Edinaldo Feitosa, que mora no local há mais de 20 anos, o retorno da feira mostra a vontade da população em crescer, buscando melhorias com parcerias. “O programa está nos ajudando a entender que, juntos, podemos fazer a diferença. É uma semente que está sendo lançada agora e vai ter frutos bons para os moradores do bairro no futuro. Temos que nos unir para termos bons resultados para nós e nossas famílias. No que depender de mim, o bairro vai estar cada vez mais unificado”, garante.

Conhecer melhor o próprio bairro e ajudar no crescimento
Claudia Claudia Maria Leandro foi uma das expositoras da primeira Feira da Esperança deste ano. Ela esteve presente em reuniões com a equipe do programa e não tinha o conhecimento de algumas ruas do bairro e, com o mapeamento, teve a oportunidade de conhecer comércios e lugares que não sabia que existiam no Jardim Nova América. “Às vezes a gente procura algo lá fora e agora vê que tem aqui dentro. Isso é muito bom porque valoriza o que é nosso”, conta a comerciante. Sobre a feira, ela garante que saiu realizada. “É uma forma de integrar a população e conhecer o que temos aqui. Com o tempo, a visibilidade do nosso trabalho vai aumentar e todos vão ganhar”, conta.

O vereador Felipe Marchesi, 24 anos, nasceu e cresceu no bairro e concorda com a opinião da Claudia: “cada um pode ajudar ao próximo e juntos crescermos como bairro. Unindo as forças podemos pensar um pouco mais sobre as soluções dos problemas e com certeza o trabalho unificado anima a gente”, garante. Ele acredita que a união das associações de moradores, junto com o incentivo do programa, vai mobilizar a comunidade cada vez mais. “Depende de nós e, juntos, vamos fazer acontecer”. 

Texto: Alessandra Toniazzo