
Esta ACPM é uma das 28 OSCs das cidades de Horizontina / RS e Catalão / GO que tiveram a oportunidade de participar do Programa de Fortalecimento do 3º Setor. Naja Souza, especialista de desenvolvimento de jovens da Global Communities Brasil e Adrianne Palmeira, coordenadora regional de programas, explicam que o trabalho foi realizado em três etapas: Na primeira etapa as organizações fizeram um auto diagnóstico usando uma ferramenta chamada IDI – Índice de Desenvolvimento Institucional, desenvolvida pela Global para levantar suas fortalezas e oportunidades de melhoria em Gestão Organizacional, Gestão de Projetos, Gestão de Voluntariado e Trabalho em Rede, com isso mediu- se o nível de maturidade de cada OSC. Na segunda etapa participaram de vários workshops para transferência de conhecimento nas áreas anteriormente citadas. Na terceira etapa cada OSC recebeu uma consultoria de oito horas, com a finalidade de apoiar de forma individualizada cada organização. As consultorias foram desenvolvidas através de um Plano de Melhoria Institucional – PMI, que norteou o trabalho executado. Em síntese, este Programa buscou fortalecer as competências da Instituições representadas, levando-as a perceberem suas capacidades e potencialidades incentivando-as a desenvolver projetos, identificar possíveis financiadores, gerenciar os mesmos com maior eficácia, e prestar contas de acordo com o MROSC .
Em Catalão, projeto Alimentar para o Futuro que atende crianças e adolescentes desenvolvido pela Instituição Obras Sociais Paulo & Estevão, também beneficiou do Programa de Fortalecimento do 3º Setor. Desde 2014 o grupo de voluntários se dedica ao atendimento em bairros carentes e desprovidos de qualidade de vida na cidade. De acordo com Marcia Machado da Silva, diretora e uma das fundadoras, todos os sábados pela manhã, a Instituição atende mais de 70 crianças e jovens de alta vulnerabilidade, embaixo de uma tenda. Ali acontecem brincadeiras, jogos, aulas recreativas, incentivo à leitura e esportes, recebem também um sopão. As mães também participam e as atividades visam fortalecer um laço com a comunidade. No futuro, a instituição quer atender cerca de 200 crianças no contra turno escolar. Este objetivo começou a ser alcançado depois que a organização recebeu as capacitações e consultorias promovidas pela Global Communities Brasil. “Este processo foi esclarecedor porque nos ensinou o que a gente não sabia: escrever projetos e buscar fundos para a realização dos objetivos”, afirma Marcia. O projeto Alimentar para o Futuro foi elaborado durante a consultoria e há poucos dias a organização recebeu a aprovação. “Se hoje realizamos as atividades debaixo de uma tenda, até o final do próximo ano estaremos com duas salas e uma cozinha industrial para oferecer além do sopão, cursos para as mães, armazenamento de alimentos e uma maior qualidade de vida para todos os atendidos. É um sonho que está se tornando realidade. É gratificante”, conta.
Os números do fortalecimento
O objetivo do Programa de Fortalecimento do Terceiro Setor é transferir conhecimentos, práticas e ferramentas para uma melhor gestão das Organizações não Governamentais nos pilares Gestão Organizacional, Gestão de Projetos, Gestão de Voluntariado e Gestão em Rede, promovendo maior efetividade das ações de cada OSC, com isso aumentando a qualidade de vida e condições sócio econômicas dos beneficiários.
- Nas duas cidades foram 28 OSCs beneficiadas
- No total foram 90 horas de Workshop e 224 horas de consultoria.
- Mais de 80 pessoas capacitadas
- Aproximadamente 2 mil beneficiários entre crianças, jovens e idosos.
Texto: Alessandra Toniazzo