News  >  Blog

Iniciativa digital interativa incentiva jovens a promover mudanças positivas em comunidades

Published 06/12/2020 by Daiane Yara Martins

texto-internacional-2_orig

​O programa YouthPower, da USAID em parceria com a Global Communities, implementa abordagens inovadoras e de criação de capacidades em várias camadas para que jovens comecem a agir como cidadãos engajados e membros ativos da sociedade, apresentando agendas para sua própria segurança e moldar serviços projetados para melhor prepará-los para ingressar no ensino superior, treinamento vocacional e força de trabalho.

No início deste ano, com o objetivo de reduzir as oportunidades perdidas devido a pandemia do coronavírus, o USAID YouthPower desenvolveu os Clubes de Aprendizagem, espaços seguros informais na comunidade para que jovens apaixonados por uma área específica se reunirem e trocarem conhecimentos sobre a área em comum. Foi através dos Clubes de Aprendizagem, ou seja, o Clube de Cinema e Aprendizagem de Novas Mídias e o Clube de Aprendizagem de Inclusão de Gênero, que a iniciativa do Abu Shbaib Family Riddles Show começou. O programa foi projetado para ser uma iniciativa de educação digital e de aprendizagem.

Mohammad Irbehat, de 27 anos, trabalha em Tafilah como um catalisador de mudanças positivas e é um membro ativo da juventude das várias atividades do programa USAID YouthPower. Ele também é membro dos clubes de Inclusão de Gênero, de Cinema e Aprendizagem de Novas Mídias. Mohammad tem a habilidade de editar vídeos e participou da campanha de 16 dias contra a violência de gênero. “O Abu Shbaib Family Riddles Show é uma ideia colaborativa de Ala’a, Abdelmalek e eu; queríamos ser ativos e permanecer intactos durante a crise do COVID-19, e aqui estamos nós ”, diz Mohammad.

Ala’a Kreshan, também de 27 anos, é de Amã e é o criador por trás do script das charadas e por conectá-las a um campo de visão maior. Os enigmas servem, em última análise, como um comentário social sobre vários tópicos importantes, como patrimônio, tradições, gênero e questões sociais. Ala’a acrescenta: “O Abu Shbaib Family Riddles Show é a nossa própria manifestação e participamos do programa YouthPower da
USAID. Os personagens Shbaib e sua irmã Kouwa; que é a palavra árabe para poder, faz eco ao movimento de inclusão social e de gênero pelo qual estamos torcendo. Shbaib é um jovem do sexo masculino com deficiência física, mas isso não o impede de ser um videógrafo. A irmã de Shbaibs é literalmente o poder feminino, que sempre capacita toda a família e também segue sua paixão que está atraindo. ”

Abdelmalek Alzubi, a terceira peça deste quebra-cabeça, é uma sensação de animação em construção. Abdelmalek tem 26 anos, é da Síria e reside em Irbed. Além de seu papel principal na realização do Abu Shbaib Family Riddles Show, Abdelmalek participou recentemente de treinamentos sobre mapas digitais interativos, uma atividade liderada por jovens que visa capacitar os jovens em como alocar ativos que podem ser usados para melhorar suas comunidades.

Desde o seu lançamento em abril, o programa alcançou mais de 15.000 impressões e interações orgânicas. Ele envolveu jovens em diálogos abertos sobre vários tópicos, como gênero, inclusão social, apoio psicossocial, solução de problemas, pensamento crítico, tolerância e colaboração.

“Enquanto trabalhava no programa, meu conhecimento e experiência aumentaram exponencialmente e não apenas nos aspectos técnicos, aprendi lições valiosas sobre redes, empacotamento e trabalho como membro da equipe. Isso aprimorou minhas habilidades e está me levando para o próximo nível”, disse Abdelmalek Alzubi.

Abdelmalek acrescenta: “Para mim, pessoalmente, é muito mais do que o efeito que o programa deixou nos outros ou como os envolveu. Por me ter capacitado também, acredito que o Abu Shabib Family Riddles Show também deixou sua marca em todos nós. Não consigo parar de pensar nas inúmeras novas oportunidades e horizontes que essa grande colaboração me proporcionou. “

O trio está fazendo vários planos para aproveitar o sucesso de seu show. Eles surgiram como empreendedores ambiciosos, com vasta experiência prática em ciclos de vida de projetos e produtos, engajamento digital, controle de qualidade, roteiros e, mais importante, colaboração positiva.

Através dos nove Clubes de Aprendizagem do YouthPower únicos e variados, mais jovens continuarão colaborando e capacitados, e eventualmente serão capazes de aplicar suas habilidades e todo o aprendizado adquirido nas várias atividades de aprendizado e desenvolvimento no USAID YouthPower para perseguir suas paixões e envolver mais jovens pelo caminho.

Fonte: https://www.globalcommunities.org/Youth-of-Learning-Clubs-Unleash-Their-Digital-Prowess