
Um dos objetivos da capacitação, que teve duração de 12 horas, foi aumentar o conhecimento dos participantes em Gestão de Conselho Municipais de direito, que são fóruns onde os cidadãos podem manifestar e buscar seus direitos, independentemente de posições políticas. O curso foi facilitado pela Coordenadora Regional de Programas da Global Communities Brasil de Catalão, Adrianne de Oliveira e pela Coordenadora Regional de Programas da Global Communities Brasil da Unidade de Montenegro, Naja Souza, que acredita que a capacitação, além do conhecimento, irá auxiliar os conselhos na gestão dos fundos municipais, tornando mais transparente o acesso aos recursos para serem destinados as ONGs cadastradas nos Conselhos.
Para Ieda Gewehr, da ONG Recreo, a capacitação trouxe mais conhecimento sobre o assunto e iniciou um diálogo entre as instituições da cidade. “Sinto que esta parceria já está influenciando e influenciará ainda mais na melhoria das relações e fluxo de trabalho entre as resoluções dos conselhos e a finalização de processos das demandas das entidades sociais. É o começo de um amadurecimento e fortalecimentos destes grupos”, afirma Ieda.
Fortalecendo o Terceiro Setor
O objetivo do Programa de Fortalecimento do Terceiro Setor é transferir conhecimentos, práticas e ferramentas para uma melhor gestão das Organizações não Governamentais nos pilares Gestão Organizacional, Gestão de Projetos, Gestão de Voluntariado e Gestão em Rede, promovendo maior efetividade das ações de cada ONG, com isso aumentando a qualidade de vida e condições sócio econômicas dos beneficiários.