News  >  Blog

Integração marca almoço comunitário no bairro Paraíso

Published 12/06/2017 by Daiane Yara Martins

ba9e044f-8dc9-4971-a2ad-d7e751897422

Mais de 150 pessoas se divertiram na atividade apoiada pelo Programa Semeando o Futuro

Um almoço comunitário do Bairro Paraíso, em Horizontina, foi realizado no último domingo e reuniu mais de 150 pessoas em uma tarde de integração. O cardápio foi massa e galeto e na programação teve torneio de pênaltis, brinquedos para as crianças e chegada do Papai Noel. A ação foi organizada com o empenho de líderes voluntários do Grupo Colaborativo e da nova diretoria da Associação de Moradores do bairro. Mais de 30 crianças receberam os presentes durante a atividade, que contou também com moradores de outros lugares da cidade. Também foi apresentada a prestação de contas das atividades realizadas durante o ano. De acordo com o novo presidente da Associação, Celso do Nascimento, o evento foi planejado em menos de três semanas. “Mesmo com a correria, foi além da expectativa da organização. Muitas pessoas se divertiram. Promovemos a integração da comunidade e uma tarde de alegria entre todos. É este trabalho que queremos desempenhar durante nossa gestão”, afirma.

Dar o suporte técnico para constituir uma Associação de Moradores e um Grupo Colaborativo, formado por lideranças voluntárias de cada comunidade, é um dos objetivos que o Programa Semeando o Futuro vem desempenhando em Horizontina. O Bairro Paraíso é um dos 10 bairros onde a equipe trabalha e estimula o desenvolvimento comunitário. “Identificamos lideranças e mapeamos cada bairro com seus líderes ativos. A partir deste processo, a diretoria  e Grupo Colaborativo, junto com parceiros voluntários e com o apoio do programa, identificam as prioridades de cada comunidade. Em seguida planejam e executam atividades de melhorias para o bairro e ações comunitárias como este almoço. Promovendo qualidade de vida da comunidade como um todo e se tornando mais empoderados do próprio bairro”, explica Giovana  Kuhn, técnica em desenvolvimento comunitário do SF.


O bairro Paraíso passou por um processo eleitoral no último mês para escolher a nova diretoria. Um grupo de moradores desempenhou este processo dentro da metodologia aplicada pelo programa e todas as etapas  aconteceram de acordo com o estatuto da Associação de Moradores. “A ideia do programa é despertar a cidadania, a democracia e a importância da união da população, pensando no bem-estar do bairro em geral. O processo realizado no bairro Paraíso é cheio de bons exemplos: eles tiveram momentos de integração, projetos que visam melhorar a praça do bairro, revitalizar o prédio da antiga escola. Isso tudo é resultado do que o programa incentiva”, explica. Para o novo presidente, o desafio é encarado com carinho: “‘O grupo todo vai estar trabalhando para o bem do bairro. Acredito que todos podemos trabalhar juntos. É um bairro de todos”’, afirma Celso.