News  >  Blog

Já planejou as suas ações de voluntariado para 2020? Ainda dá tempo! Eu te ajudo

Published 10/18/2019 by Daiane Yara Martins

Texto: Roseli Bianchi – Especialista em voluntariado da Global Communities Brasil 

Estamos chegando ao final do ano e se você ainda não tem um planejamento de ações voluntárias que pretende promover no próximo ano, está na hora de colocar no papel essas ideias. Esse material irá te ajudar a fazer isso.

Planejar os seus projetos/ações de voluntariado possibilita ter uma visão macro do trabalho a ser realizado no decorrer do ano e garantir o sucesso dessas ações. 

Quer ajuda para criar um plano para 2020? Compartilho contigo um modelo que vai te ajudar! Abra esse link [Planejamento 2020] e siga os passos abaixo:

1º Defina quantas ações e/ou projetos conseguirá executar no decorrer do ano: nesse momento, é importante pensar em sua capacidade de atender todas as demandas. Seja com a mobilização de voluntários ou recursos necessários.

2º Dê um nome à sua causa, projeto ou ação.

3º Escolha o local onde pretende implementar essa atividade: lembre-se que envolver a instituição parceira no planejamento da ação/projeto é fundamental. 😉

4º Defina um líder por projeto/ação: ele ou ela será responsável pelo planejamento e implementação. Veja as planilhas [Planejamento de Ação e Cronograma de Implementação].

5º Defina qual será o tipo da atividade:

-> Ações pontuais? São aquelas ações que normalmente tem menor impacto social, mas via de regra, requerem menor comprometimento dos voluntários. No entanto, geralmente é necessário uma grande mobilização de voluntários. Sugerimos, desenvolver atividade pontuais a cada 2 a 3 meses, é uma meta ambiciosa, por isso recomendamos até 2 ou 3 ao ano. Fique atento ao número de voluntários que consegue engajar. São exemplos de ações pontuais: reformas de infraestrutura, organizações de espaços, mutirões, atividades recreativas, entre outras.

-> Ações sistemáticas? São ações que tem um maior impacto social, se estendem por um período de tempo determinado e, por isso, pedem um maior comprometimento dos voluntários. Para essas atividades, preveja quando iniciará, a periodicidade e quando concluirá. Exemplos: projetos de mentoria, orientação de carreira, cursos de aperfeiçoamento profissional, entre outros.

-> Ainda tem as campanhas (doação de sangue, agasalho, alimentos, entre outros). 

6º Alinhe as datas em que pretende executar cada ação/projeto: assim terá uma visão macro das implementações ao longo do ano e poderá distribuí-las da melhor forma. Também leve em consideração o calendário de atividades e eventos de sua empresa. Programar uma ação voluntária para o fechamento mensal, por exemplo, pode não ser uma boa ideia pois, provavelmente, grande parte dos colaboradores não poderão participar.

7º Status: acompanhe sistematicamente o andamento das atividades. Se já foram executadas, se estão atrasadas ou em andamento.

8º Compartilhe sempre os resultados das ações: com isso você reconhece aqueles que participaram e consegue engajar novos participantes.