News  >  Blog

Jardim Vila Nova conquista Parque Infantil

Published 01/07/2019 by Daiane Yara Martins

2018-11-a-o-jardim-vila-nova-06

Ter um lugar para recreação das crianças e para a reunião das famílias do bairro era um desejo antigo dos moradores do Jardim Vila Nova, da cidade de Horizontina/RS. Esse sonho acabou de se tornar realidade através da união da comunidade, da inscrição do projeto no Fundo Comunitário da Global Communities e do apoio e  parceria do poder público. Jaime Schneider, presidente da Associação dos Moradores do bairro, destaca a importância da recente conquista. “Toda comunidade gostou muito do parque infantil e da academia de ginástica, era algo que estava faltando em nosso bairro. Além disso, o lugar se tornou um ótimo ponto de encontro entre as famílias que podem ter espaços de lazer bem próximo as suas casas”. 

O presidente também destaca a motivação extra que a nova conquista trouxe para a comunidade. “Estamos retomando o grupo colaborativo agora e ver essa nova conquista com certeza serve de motivação para todos, para aqueles que já estão com a gente há algum tempo e para aqueles que estão chegando agora. Mostra também que podemos fazer melhorias grandes para nosso bairro”.

Para o futuro, a nova Associação de Moradores pretende contar com a ajuda de toda comunidade e melhorar os pontos já identificados dentro do bairro. “Agora nós estamos  na fase das documentações  da diretoria, mas já estamos pensando em outras possibilidades de melhorias, pretendemos melhorar as ruas, colocar em funcionamento o nosso antigo campo de futebol de areia e melhorar a nossa pista de skate”.

Comunidade em ação

A Global Communities, através do Programa Semeando o Futuro, incentivo desenvolvimento comunitário colaborando com a construção de capacidades nas comunidades locais para que buscam as melhorias para as suas necessidades prioritárias através de práticas democráticas tornando-se autodeterminadas e desenvolverem sua autossuficiência comunitária. Esta abordagem é trabalhada com as comunidades em etapas e estes por sua vez constroem a sua capacidade para controlar os bens comunitários e mobilizar recursos para resolver um determinado problema, bem como fortalece a flexibilidade e a união social.

O Fundo Comunitário tem como objetivo estimular projetos comunitários com foco em crianças e adolescentes das comunidades apoiadas pelo programa Semeando o Futuro.