News  >  Blog

Jovens recebem certificação na capacitação em Gestão Comunitária Participativa

Published 07/10/2018 by Daiane Yara Martins

2018-07-04-formatura-pace-jovem-60

Parceria entre o programa Semeando o Futuro e o CRAS Jovem de Indaiatuba possibilitou a formação de cerca de 30 jovens da cidade

Na última quarta-feira (4), cerca de 30 jovens que fazem parte do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, do CRAS Jovem de Indaiatuba, receberam a certificação na capacitação de Gestão Participativa (PACE), uma das inciativas do programa Semeando o Futuro, uma parceria entre a Global Communities Brasil e a Fundação do John Deere. A cerimônia aconteceu no campus I da Faculdade Max Planck, que certificou a capacitação.

O curso contou com seis encontros, que aconteceram entre maio e junho, na Associação Nazarena Assistencial de Indaiatuba (ANAI), totalizando uma carga horária de 12 horas. Entre os conteúdos ministrados estavam: introdução à abordagem participativa, habilidades de facilitação, partes interessadas e plano de ação comunitário.
Para Carla Nalanda Gonçalves, de 15 anos, a capacitação foi e será muito importante para a sua formação pessoal e profissional, “aprendemos muitas coisas bacanas no curso, que muitas vezes não aprendemos na escola, como por exemplo, ser um bom facilitador em tudo que conduzimos, como falar, como agir com certo tipo de público. O que vou levar para sempre é a ideia de organização e planejamento que a capacitação nos trouxe”, conta.
Além de receberem os certificados, os jovens ainda fizeram uma visita guiada pelo campus I, da Faculdade Max Planck, quando tiveram a oportunidade de conhecer diversos espaços de estudo dos cursos oferecidos pela faculdade como os Laboratórios de Micrologia e Morfologia, dos cursos da área de saúde e os Laboratórios de Bioquímica, Robótica dos cursos das áreas exatas e engenharias, além do Espaço Gourmet, do curso de Gastronomia.
Para Peterson Angelieri Rodrigues, de 15 anos, a visita foi uma experiência única, “foi muito bacana o dia de hoje, nunca estive em uma faculdade antes e foi muito legal conhecer todos esses laboratórios, principalmente os da área de saúde já que quero cursar medicina. Todo a experiência do PACE Jovem foi gratificante e hoje estamos fechando com chave de ouro”, afirma.
Renata Lacerda, responsável pelo departamento sociocultural da Faculdade Max Planck, ressaltou a importância dos jovens, desde muito cedo, estarem em um ambiente acadêmico, “nós da faculdade sempre vamos estar de portas abertas para receber todos esses jovens, tirar dúvidas e ajudar no que for possível para um futuro brilhante, hoje, eles já são jovens diferenciados, que estão recebendo uma importante certificação, que poderá ser muito útil daqui para frente”, afirmou. 

Comunidade em ação
A Global Communities, através do Programa Semeando o Futuro, incentivo desenvolvimento comunitário colaborando com a construção de capacidades nas comunidades locais para que buscam as melhorias para as suas necessidades prioritárias através de práticas democráticas tornando-se autodeterminadas e desenvolverem sua autossuficiência comunitária. Esta abordagem é trabalhada com as comunidades em etapas e estes por sua vez constroem a sua capacidade para controlar os bens comunitários e mobilizar recursos para resolver um determinado problema, bem como fortalece a flexibilidade e a união social.