News  >  Blog

Lideranças comunitárias e voluntários se mobilizam para construção de praça

Published 08/22/2019 by Daiane Yara Martins

2019-08-a-o-de-impacto-r-pido-bairro-senai-25_orig

Os líderes comunitários do Bairro Senai, em Montenegro/RS, contaram com uma boa participação dos voluntários John Deere para a construção de uma praça na comunidade, único espaço de lazer no bairro.- Essa foi a primeira ação do núcleo, participante do Programa de Desenvolvimento Comunitário do Semeando o Futuro, uma parceria entre a Global Communities e a Fundação John Deere. 

Durante o dia de atividades, cerca de 53 pessoas realizaram diversas melhorias para transformar o local, que antes servia de descarte de lixo, em uma praça comunitária. Foi realizada a limpeza da área, a confecção e pintura de floreiras feitas de pneus e colocação de mesas e bancos de troncos de madeira e caixas de areia em frente aos brinquedos instalados no local.

Toni Anderson de Souza, líder comunitário e participante do núcleo, destaca a participação dos moradores e dos voluntários John Deere na ação e a vontade da comunidade em transformar um local esquecido do bairro em um espaço de lazer onde todos possam desfrutar.

“Foi muito bom participar da ação, um pessoal do bairro participou, famílias crianças e voluntários. Foi um dia que a gente estava construindo algo na nossa comunidade e se tornou um dia de confraternização também”, afirma.

A ação contou com o apoio do poder público da cidade, que cedeu o espaço onde a praça foi instalada, além de oferecer mão de obra para instalar telas em todo do lugar. 

Toni também destaca a participação do bairro no Programa de Desenvolvimento Comunitário (PDC), além da realização da ação comunitária os líderes estão passando pela Capacitação em Gestão Comunitária Participativa.

“Nós do núcleo estamos muito felizes com a construção da praça, vivemos em um bairro grande que antes não havia nenhuma área do lazer. Quero destacar a importância de participar do PDC, estamos adquirindo mais conhecimento e aprendendo como contribuir com o desenvolvimento da nossa comunidade, isso é muito especial”, afirma.

Comunidade em ação

A Global Communities, através do Programa Semeando o Futuro, incentiva o desenvolvimento comunitário colaborando com a construção de capacidades nas comunidades locais para que busquem as melhorias para as suas necessidades prioritárias através de práticas democráticas tornando-se autodeterminadas e desenvolverem sua autossuficiência comunitária. Esta abordagem é trabalhada com as comunidades em etapas e estes por sua vez constroem a sua capacidade para controlar os bens comunitários e mobilizar recursos para resolver um determinado problema, bem como fortalece a flexibilidade e a união social.