News  >  Blog

Lideranças comunitárias se empenham na construção de parque ecológico

Published 08/23/2019 by Daiane Yara Martins

2019-08-a-o-de-impacto-r-pido-dino-s-park-08_orig

​Lideranças comunitárias do Residencial Eldorado, em Catalão/GO, mobilizaram moradores e voluntários John Deere para a conclusão da primeira etapa da construção do parque ecológico Dino’s Park. Durante todo o fim de semana, os voluntários estiveram empenhados na construção da calçada ao redor da área de mais de dois mil metros quadrados. O projeto é uma iniciativa do núcleo comunitário Dino, participante do Programa de Desenvolvimento Comunitário do Semeando o Futuro, uma parceria entre a Global Communities e a Fundação John Deere.

Hugo Leonardo, líder comunitário local, afirma que a instalação do parque ecológico na comunidade vai atender a uma demanda antiga dos moradores, além de atrair a atenção da cidade para a região.

“A nossa intenção é transformar essa área em um parque ecológico, que será referência na cidade e na região como um ponto turístico onde os moradores possam passear com a sua família, se divertir e tirar fotos, além de levar na memória um lugar bonito aqui de Catalão”, afirmou em entrevista ao Blog do Badiinho.

A primeira ação comunitária do PDC realizada no Residencial Eldorado contou com o apoio do poder público, que cedeu o uso da área onde o Dino’s Park será instalado, realizou a limpeza do local e reconstruiu o meio fio.

Para a realização das próximas etapas da construção, quando serão feitas a iluminação, a instalação de bancos de cimento, a colocação de grama e a colocação de cinco estátuas de dinossauros, feitas por um artista local, os líderes comunitários buscarão outras parcerias com comércios e empresários da cidade.

Comunidade em ação

A Global Communities, através do Programa Semeando o Futuro, incentiva o desenvolvimento comunitário colaborando com a construção de capacidades nas comunidades locais para que busquem as melhorias para as suas necessidades prioritárias através de práticas democráticas tornando-se autodeterminadas e desenvolverem sua autossuficiência comunitária. Esta abordagem é trabalhada com as comunidades em etapas e estes por sua vez constroem a sua capacidade para controlar os bens comunitários e mobilizar recursos para resolver um determinado problema, bem como fortalece a flexibilidade e a união social.