News  >  Blog

Líderes comunitários e voluntários revitalizam praça no Bairro Estação

Published 08/12/2019 by Daiane Yara Martins

2019-07-a-o-de-impacto-r-pido-bairro-esta-o-04_orig

O núcleo comunitário da Bairro Estação, em Montenegro/RS, participante do Programa de Desenvolvimento Comunitário, escolheu a implementação de uma praça no bairro. 

Cerca de 60 voluntários da comunidade e voluntários John Deere participaram da atividade, realizando diversas ações para estruturar a praça, ao lado da EMEF Ana Beatriz Lemos. Foram instalados brinquedos, foi confeccionado floreiras com pneus velhos, instalação de mesas e bancos, feitos com troncos de madeira, colocação de areia em frente aos brinquedos.

Foi construído com o apoio do Poder Público uma quadra de areia, a prefeitura municipal também cedeu para a comunidade, no dia da ação, um caminhão para a retirada de entulhos e lixos do local.

Maria Janete Bernardes, líder comunitária local, afirma que a revitalização vai ao encontro das principais necessidades da comunidade, já que antes da praça não havia nenhum local de lazer no bairro.

 “Eu trabalho no bairro Estação já há quatro anos, e quando surgiu essa oportunidade, nós buscamos fazer algo pelo bairro, uma área de lazer para a comunidade. Para ela, a sensação de estar ajudando é gratificante, é muito bom quando temos a possibilidade de fazer alguma coisa em prol da comunidade”.

Comunidade em ação

A Global Communities, através do Programa Semeando o Futuro, incentiva o desenvolvimento comunitário colaborando com a construção de capacidades nas comunidades locais para que busquem as melhorias para as suas necessidades prioritárias através de práticas democráticas tornando-se autodeterminadas e desenvolverem sua autossuficiência comunitária. Esta abordagem é trabalhada com as comunidades em etapas e estes por sua vez constroem a sua capacidade para controlar os bens comunitários e mobilizar recursos para resolver um determinado problema, bem como fortalece a flexibilidade e a união social.