News  >  Blog

Líderes Comunitários promovem curso de alfabetização para jovens e adultos

Published 03/20/2019 by Daiane Yara Martins

2019-03-primeiro-dia-de-aula-eja-04

Baixo nível de escolaridade é um dos principais problemas apontados por moradores do bairro

No último dia 11 de março, tiveram início as aulas de alfabetização para jovens e adultos do Jardim Oliveira Camargo em Indaiatuba. O projeto foi elaborado por líderes comunitários do bairro participantes do programa Semeando o Futuro.

Daiane Martins, Coordenadora de Desenvolvimento Comunitário da Global Communities, explica que a ideia surgiu a partir de uma pesquisa realizada no início de 2018 com moradores do bairro em que a educação de jovens e adultos foi um dos principais problemas apontados. “Cerca de 41% dos entrevistados relataram não haver completado o ensino fundamental. O baixo nível de escolaridade é um dos fatores que mais influenciam na qualidade de vida de um cidadão em nosso país. Além disso, o grau de instrução dos pais tem influência direta com o futuro dos filhos. Para garantir aos jovens do Jardim Oliveira Camargo um futuro melhor, devemos trabalhar todas as frentes”, explica.

De lá para cá, os líderes se organizaram para transformar um problema recorrente no bairro em uma oportunidade de melhoria. Eles buscaram parcerias: o curso é realizado na Casa da Fraternidade, que cede o espaço, e alguns dos professores são alunos do curso de Pedagogia da UniMAX. A atividade faz parte das ações do projeto EJA – Transformando Vidas, iniciativa sociocultural do curso. Com as parcerias firmadas, mobilizaram a comunidade, divulgaram o curso e, finalmente, iniciaram as aulas.

As aulas acontecem com uma turma de segunda a quarta-feira, das 19h às 21h, com duas turmas às sextas-feiras das 19h às 21h e com três turmas aos sábados das 9h às 11h e das 14h às 16h.

No primeiro dia, participaram 22 alunos, dos 30 inscritos. Quem tiver interesse em participar ainda pode se inscrever por meio do telefone (19) 3318 2857, falar com a Judite ou também comparecer à Casa da Fraternidade em dias e horários de aula.

Semeando o Futuro em Indaiatuba

Desde que 2017 em Indaiatuba, o Semeando o Futuro tem trabalhado para estimular a capacidade das comunidades e instituições locais para priorizar as necessidades e mobilizar os recursos para que melhorias das condições socioeconômicas, especialmente para os jovens em risco, sejam realizadas. Além disso, o programa trabalha diretamente com a Fundação John Deere e os comitês de voluntariado para facilitar atividades voluntárias nessas comunidades.