News  >  Blog

Líderes Comunitários promovem mutirão de limpeza no Jardim Oliveira Camargo

Published 08/10/2018 by Daiane Yara Martins

2018-08-04-mutir-o-de-limpeza-joc-39

​No último sábado, quatro de agosto, aconteceu um mutirão de limpeza no bairro Jardim Oliveira Camargo, em Indaiatuba/ SP. Essa é a primeira ação liderada pela Mesa de Coordenação do bairro, formado por líderes comunitários que participaram da Capacitação em Gestão Comunitária Participativa (PACE), no primeiro semestre.
Todas as ruas do bairro foram percorridas pelo grupo que recolheu cerca de quinze sacos, totalizando 200 quilos de lixo, que deixaram de ir para os bueiros e poluir o local. É o que destaca um dos líderes comunitários, Salvador Souza dos Santos. 

“Infelizmente o bairro já sofre há algum tempo com a sujeira excessiva jogada em vias públicas. Sempre foi vontade de muitos moradores promover mutirões como esse, por isso, fico muito feliz por esse ter sido um sucesso. Deixamos o bairro mais limpo e bonito”, comemora.
Para a líder comunitária, Dusolina de Lima Silva Pessoa, essa ação pode servir de incentivo para os demais moradores. “Acredito que, além de deixar o bairro mais limpo com o mutirão de hoje, quando passamos por todas as ruas recolhendo o lixo, há ainda a possibilidade de conscientizar os demais moradores a descartarem o lixo no local correto ou participarem conosco em uma próxima vez”, afirma.
Além do mutirão de limpeza, os líderes organizaram no domingo (5) uma ação de grafite com o objetivo de deixar o bairro mais bonito. A atividade foi liderada pelo artista do bairro e membro da Mesa de Coordenação, Rafael Gonçalves dos Santos, e contou com o apoio de dez artistas de Indaiatuba, além de jovens do bairro, que realizaram pinturas com o tema “limpeza”.
Rafael, que também oferece oficinas de grafite na ONG Casa da Fraternidade, além de ser um dos idealizadores do “Grafite na Viela”, destaca a participação dos mais jovens na ação do último domingo.
“A participação dos jovens acabou sendo algo natural, eles viram o trabalho que estávamos fazendo e pediram para participar. Para mim, tudo isso é gratificante, me sinto na obrigação de passar tudo que aprendi para eles, transmitir algo artístico e cultural diferente do que vemos e por aí e, além disso, deixar o bairro mais bonito”, afirma.

Mais melhorias vêm por aí

Daiane Martins, coordenadora de desenvolvimento da Global Communities Brasil, fala dos próximos passos da Mesa de Coordenação. “A intenção é sistematizar o mutirão de limpeza, de forma que aconteça periodicamente visando um bairro mais limpo e ajudar o grupo na organização da festa do dia das crianças e, simultaneamente, realizar um show de talentos, onde poderão ser revelados cantores, dançarinos, poetas, enfim, será uma ação de entretenimento voltada às crianças, mas também com o intuito de fomentar a cultura entre eles. Este é um dos desejos da Mesa de Coordenação”, finaliza.

Comunidade em ação
A Global Communities, através do Programa Semeando o Futuro, incentivo desenvolvimento comunitário colaborando com a construção de capacidades nas comunidades locais para que buscam as melhorias para as suas necessidades prioritárias através de práticas democráticas tornando-se autodeterminadas e desenvolverem sua autossuficiência comunitária. Esta abordagem é trabalhada com as comunidades em etapas e estes por sua vez constroem a sua capacidade para controlar os bens comunitários e mobilizar recursos para resolver um determinado problema, bem como fortalece a flexibilidade e a união social.