News  >  Blog

Líderes comunitários revitalizam pomar no Jardim Nova América

Published 07/18/2019 by Daiane Yara Martins

2019-07-revitaliza-o-pomar-jna-finaliza-o-23_orig

Os moradores do Jardim Nova América, em Campinas/SP, têm agora um espaço de lazer para a família. Após meses de dedicação, onde os líderes comunitários da Mesa de Coordenação do bairro estiveram empenhados na execução do projeto de revitalização do pomar, o espaço será entregue a comunidade. O projeto, apoiado pelo Fundo Comunitário do Programa Semeando o Futuro,  possibilitou que os moradores realizassem um antigo sonho. 

A especialista em desenvolvimento comunitário da Global Communities, Daiane Martins, destaca que o projeto vai de encontro com uma das melhorias mapeadas no bairro.  “Uma das demandas identificadas pelos líderes comunitários foi a falta de espaços de lazer. O bairro é muito grande e praticamente não tem opções de entretenimento. Após mapearem essa oportunidade de melhoria, o grupo se reuniu para escrever o projeto, planejar as ações e, em seguida, executá-las.”

Em três mutirões realizados aos finais de semana, os voluntários comunitários revitalizaram o lugar, às margens da Rodovia Santos Dumont e na entrada no bairro, fazendo a poda de árvores, roçando a grama alta, realizando o plantio de mudas próximas à rua, instalando bancos e mesas, realizando a pintura dos troncos das árvores e de pneus, que foram usados como vasos.
José Edinaldo Feitosa, um dos líderes responsáveis pelo projeto, se diz feliz com o resultado alcançado através do trabalho comunitário e destaca a importância da etapa de planejamento.

“Acredito que a revitalização do pomar tenha começado bem antes do dia das ações, foram vários meses se reunindo semanalmente para escrever o projeto e depois inscrever no Fundo Comunitário da Global, destaco também a Capacitação em Gestão Comunitária Participativa (PACE), já que foi lá que conseguimos reunir várias lideranças do bairro e discutir quais eram as necessidades e as prioridades do Jardim Nova América”, afirmou. 

O líder comunitário também destaca a participação de pessoas da comunidade, que atualmente, ainda, não fazem parte da Mesa de Coordenação.
“Durante os três dias de revitalização tivemos uma boa participação dos moradores do bairro. Acredito que isso seja um bom começo para que essa participação se transforme em algo maior no futuro. A participação ainda é tímida, por que ações como essa não eram frequentes em nosso bairro, mas acredito que, com o resultado, as pessoas estarão mais interessadas em participar”, afirmou.

O projeto também recebeu o apoio da Prefeitura de Campinas, que ajudou na poda de árvores, na limpeza do local e ainda fará a calçada em torno do lugar.

“Conquistar o apoio do poder público foi fundamental para o sucesso dessa ação. Com ele, conseguimos pensar mais alto e ampliar o projeto de revitalização, deixando assim um legado maior para o bairro”, afirma Edinaldo.

Depois de muito trabalho e dedicação, o pomar do Jardim Nova América está revitalizado e agora conta com espaços de convívio para toda a família, como mesas de jogos e espaço para picnic, por exemplo. Além disso, foi instalada uma livradeira – uma geladeira que abriga livros!, que ganhou um visual para lá de especial de um artista do bairro. Os livros que alimentam a nova biblioteca comunitária foram doações de moradores e voluntários do setor privado.

Comunidade em ação

A Global Communities, através do Programa Semeando o Futuro, incentiva o desenvolvimento comunitário colaborando com a construção de capacidades nas comunidades locais para que busquem as melhorias para as suas necessidades prioritárias através de práticas democráticas tornando-se autodeterminadas e desenvolverem sua autossuficiência comunitária. Esta abordagem é trabalhada com as comunidades em etapas e estes por sua vez constroem a sua capacidade para controlar os bens comunitários e mobilizar recursos para resolver um determinado problema, bem como fortalece a flexibilidade e a união social.