News  >  Blog

Maratona do Voluntariado beneficia 350 pessoas de diferentes organizações

Published 12/19/2017 by Daiane Yara Martins

24312639-900911830068047-2697040201762556984-n

O evento contou com 30 voluntários e foi organizado pela ONG Voluntários Horizontina

Olhar para o próximo e doar seu tempo para quem precisa foram os dois grandes objetivos alcançados durante a A 1ª Maratona de Voluntariado, organizada pela ONG Voluntários Horizontina. Durante uma semana, entre os dias 24 e 30 de novembro, 44 pessoas dedicaram-se ao trabalho voluntário em três organizações da cidade. Foram cerca de 280 horas de voluntariado entre conhecer a demanda, planejar as ações e atender aos pedidos. Mais de 60 idosos do Lar Santa Luzia ganharam um presente de Natal. Na ACPM da E.M.E.I. Madre Tereza, no bairro Bela União, ações melhoraram a qualidade de vida das mais de 70 alunos. Na Associação de Moradores do Bairro Paraíso, 30 crianças ganharam presentes confeccionados pelos voluntários. Ao todo, mais de 350 pessoas foram beneficiadas com a Maratona. “Os números impressionam e revelam o quão importante é se doar e fazer o bem”, diz Cleide Vieira, presidente da ONG Voluntários Horizontina.

De acordo com ela, o evento foi planejado para celebrar o Dia Internacional do Voluntariado (5 de dezembro), e também para mostrar como a ONG VH funciona. “Somos o intermédio entre as organizações que precisam de ajuda e o voluntário que quer ajudar. Queremos realizar um trabalho consciente e organizado, onde buscamos voluntários que se encaixam dentro do perfil de cada organização. O voluntário vai aprender qual é o papel dele e a organização vai saber como receber este voluntário”, explica. No final, a Cleide garante que, neste processo organizado, todos os envolvidos saem satisfeitos.

E ela tem razão: a equipe Unidos Pela Madre Tereza passou dois dias realizando ações na escola: embelezamento do jardim, corte de grama e lavagem dos toldos, do calçadão e das aberturas. “A ACPM não tem dinheiro para melhorar isso. E eles vieram aqui para trabalhar por nós, pela escola, pela comunidade. É muito bonito este trabalho”, afirma a mãe e participante da ACPM, Katiere Saueressing. No Bairro Paraíso, a equipe Guria Prendada confeccionou brinquedos para 30 crianças. O material foi entregues em um almoço comunitário. “Foi muito bonito ver as crianças recebendo um presente feito de amor”, fiz o presidente da Associação, Celso do Nascimento.

A Equipe Realiza usou de uma mídia social para fazer a arrecadação de presentes para os idosos do Lar Santa Luzia. Eles também fizeram a decoração de Natal e deixaram o ambiente mais alegre para os vovôs e vovós. Juliana Horbach, uma das líderes voluntárias desta turma, conta o quão motivador foi o trabalho desempenhado pelos voluntários: “Nos sentimos felizes por proporcionar alegria aos idosos. Todos, juntos, podemos fazer mais pela sociedade onde vivemos”, conta. Segundo a diretoria da ONG Voluntários Horizontina, para o próximo ano a ideia é realizar a segunda edição da Maratona e mobilizar ainda mais voluntários e organizações.

Nota: A Global Communities Brasil foi a incubadora do projeto ONG Voluntários Horizontina e continua sendo apoiadora e mantenedora. O objetivo é auxiliar na formação de voluntários para ações de melhorias em organizações da sociedade civil do município.

Por: Alessandra Toniazzo