News  >  Blog

Momento de alegria para mais de 600 crianças no Jardim Oliveira Camargo, em Indaiatuba

Published 10/23/2017 by Daiane Yara Martins

img-7831_1

Festa do Dia das Crianças foi promovida por voluntários com o apoio do Programa Semeando o Futuro

Cada abraço apertado de agradecimento que Camila da Costa Larangeira, 27 anos, recebe na Festa do Dia das Crianças, no Jardim Oliveira Camargo, em Indaiatuba, diminui o cansaço e aumenta a sensação de dever cumprido. Todo ano, desde 2014, é assim: durante meses ela trabalha por horas na organização, mobiliza voluntários, vai de casa em casa e em diferentes empresas para conseguir as doações, busca parceiros na cidade para fazer o evento acontecer. Tem a ajuda importante do namorado, Luciano de Almeida, 37, e de outros amigos. “Eu e e o Luciano começamos ajudando uma família que promovia um momento de diversão e percebemos o quanto isso era importante. Em 2014 assumimos a organização da festa e nos dedicamos com o coração para isso acontecer”, conta. 

Com o passar dos anos, Camila e Luciano foram mobilizando mais e mais amigos e aumentando a rede de pessoas que tinham interesse em ajudar. Este ano, foi a maior festa! Mais de 620 crianças ganharam cachorro-quente, sorvete, bolo, água, refrigerante. “Foram mais de 620 sorrisos que conseguimos ter nesta tarde”, comenta a voluntária. Além das comidas, as crianças puderam se divertir com música, brinquedos infláveis, brincadeiras como o pau de sebo e outras tantas que eles nem conheciam. “A ideia era ter um momento de carinho, diversão e mostrar para esta geração as brincadeiras mais antigas. Deu certo”, garante Camila.

Organizações sociais da cidade ajudaram, líderes comunitários se mobilizaram. Enquanto uma líder cuidava da cozinha no preparo dos lanches, outro casal voluntário se encarregava pelo sorvete.  “Foram mais de 60 voluntários que dedicaram tempo e amor num feriado. É cansativo, mas quando vejo o sorriso das crianças, me sinto realizada. O abraço mostra que vale a pena. A gente se torna parte da família, porque estamos vendo esses pequenos crescerem. Isso é gratificante”, diz Camila.

Todas as crianças que entraram na quadra da comunidade, onde foi a festa, receberam uma pulseira de identificação e preencheram o cadastro com os voluntários. Uma das voluntárias foi Judite Fernanda Simionato, 51 anos. Ela não mora no bairro, mas tem uma relação de carinho, amizade e respeito por toda a comunidade. “Trabalho na cooperativa e fico boa parte do tempo do meu dia aqui. É impossível não me emocionar ao ver tudo isso acontecer. Me sinto feliz por trabalhar aqui, fazer parte daqui e ajudar estas pessoas. É uma sensação de felicidade, que chego a chorar”, relata.

Leandro Carlos de Jesus, 32 anos, faz parte da diretoria do Atlético Oliveira, um time de futebol do bairro. Quando recebeu o convite para ajudar no evento, aceitou na hora. Ele, junto com os colegas e alguns jogadores, arrecadaram alimentos para a doação de lanches e no dia da festa ajudaram na distribuição. “Foi muito bom poder ajudar. Somos daqui e queremos ver a comunidade feliz”, afirma.   O programa Semeando o Futuro apoiou o evento e todos os moradores puderam sentir que a união fez a alegria dos pequenos.

Por: Alessandra Toniazzo