News  >  Blog

Moradores do Bairro Bela União concluem curso de informática

Published 06/26/2019 by Daiane Yara Martins

2019-06-encerramento-inform-tica-solid-ria-02_orig

​Em parceria com a Sociedade Educacional Três de Maio (SETREM) e a Escola Municipal Bela União, a Associação de Moradores do Bairro Bela União promoveu mais uma edição do curso “Informática Solidária”, a iniciativa está presente no Plano de Desenvolvimento Comunitário do bairro e capacitou, em sua terceira turma, oito moradores. 

Katieli Yohana de Lima, de 13 anos, moradora do Bairro Bela União desde de sempre, afirma que irá aproveitar, e muito, tudo aprendido durante a capacitação.

“Antes do Informática Solidária, eu não tinha nenhum conhecimento de computadores, então o curso me ajudou em diversos aspectos, mas principalmente na escola. Agora, eu posso fazer os trabalhos da escola com muito mais facilidade do que antes, quando eu não sabia mexer no computador”, afirma.  
A jovem, que também é participante do Grupo Mãos Unidas, elogia mais uma iniciativa da Associação de Moradores do Bairro.

“Eu acho muito bacana o trabalho que a Associação de Moradores faz aqui no nosso bairro, eles fazer diversas coisas que melhoram muito a vida de nós moradores. Eu aprendi muita coisa no Informática Solidária e também venho aprendendo muito com o pessoal do Mãos Unidas, quero continuar participando de tudo, principalmente daquilo que vai contribuir no meu futuro”, afirma.

O curso Informática Solidária foi facilitado pelos dois voluntários Emanoele Graniel Urias e Wesley Pfingstag, que em 20 horas, ensinaram para 12 inscritos noções básicas de informática.

Comunidade em ação

A Global Communities, através do Programa Semeando o Futuro, incentivo desenvolvimento comunitário colaborando com a construção de capacidades nas comunidades locais para que buscam as melhorias para as suas necessidades prioritárias através de práticas democráticas tornando-se autodeterminadas e desenvolverem sua autossuficiência comunitária. Esta abordagem é trabalhada com as comunidades em etapas e estes por sua vez constroem a sua capacidade para controlar os bens comunitários e mobilizar recursos para resolver um determinado problema, bem como fortalece a flexibilidade e a união social.