News  >  Blog

Mulheres do bairro Bela União participam de curso de manicure

Published 03/12/2020 by Daiane Yara Martins

O desenvolvimento profissional das moradoras do bairro Bela União, em Horizontina/RS, é um dos desafios presentes no Plano de Desenvolvimento Comunitário (PDC) do bairro. Os líderes comunitários se organizaram e, após meses de negociação, conquistaram a parceria com a Secretária de Desenvolvimento Econômico do município, a FAHOR e o Semeando o Futuro para que a demanda fosse atendida.

As quinze participantes contarão com um treinamento de 40 horas de duração que será certificado pelo Senac Santa Rosa. A grade curricular do curso passa por aulas práticas e teóricas e tratará sobre diversos assuntos do universo das unhas e trará para as participantes noções básicas de empreendedorismo.  

Para Thali Garcia, moradora do bairro Bela União, a Oficina do esmalte está sendo uma nova oportunidade para a recolocação no mercado do trabalho.

“Eu estou gostando bastante do curso, porque vai ser uma nova oportunidade de ampliar meu currículo, principalmente agora que quero me recolocar no mercado do trabalho, é uma oportunidade única que eu quero aproveitar ao máximo”.

A especialista em desenvolvimento social da Global Communities Brasil, Giovana Kuhn, destaca a importância de mais uma conquista dos líderes comunitários do bairro.

“Através do Programa Semeando o Futuro, estamos acompanhando o crescimento e as conquistas do bairro Bela União. É muito bom ver que eles firmaram parcerias e conseguiram realizar mais um item do Plano de Desenvolvimento Comunitário, isso mostra que eles absorveram muito bem todo os conhecimentos oferecidos através das capacitações, oferecidas ao longo do programa e estão colocando em prática”.

Após o fim da Oficina do esmalte, as participantes receberão uma segunda capacitação da Secretária de Desenvolvimento Econômico. A fim de transformar o que foi aprendido no curso em profissão, o novo treinamento se aprofundará no empreendedorismo, em noções sobre alvará de funcionamento e CNPJ.

A capacitação é um exemplo da resiliência, capacidades instaladas e sustentabilidade do programa Semeando o Futuro já que, mesmo após o encerramento de suas atividades em dezembro de 2019, continua somando ações de desenvolvimento e impacto positivo na cidade.

Comunidade em ação

A Global Communities, através do Programa Semeando o Futuro, incentiva o desenvolvimento comunitário colaborando com a construção de capacidades nas comunidades locais para que elas busquem as melhorias para as suas necessidades prioritárias através de práticas democráticas tornando-se autodeterminadas e desenvolvam sua autossuficiência comunitária. Esta abordagem é trabalhada com as comunidades em etapas e estas por sua vez constroem a sua capacidade para controlar os bens comunitários e mobilizar recursos para resolver um determinado problema, bem como fortalece a flexibilidade e a união social.