News  >  Blog

Núcleo Laços do Bem promove evento Bela Vista sem dengue

Published 08/02/2019 by Daiane Yara Martins

2019-06-bela-vista-sem-dengue-14_1_orig

​Com o objetivo de promover uma ação mobilizadora e ajudar na prevenção de novos casos de dengue, o Núcleo Laços do Bem, participante do Programa de Desenvolvimento Comunitário (PDC), em Catalão/GO, organizou e promoveu um dia cheio de atividades para todos os moradores do Bairro Bela Vista, e bairros adjacentes.

A ideia do evento vai ao encontro dos altos índices de dengue registrados na cidade, e em especial no bairro. A ação contou com diversas atividades que envolveram voluntários comunitários e voluntários da John Deere.

Em um ponto estratégico, foi montada uma tenda que contou com a contribuição dos alunos dos cursos de Biologia e Educação Física da Universidade Federal de Goiás (UFG), que realizaram diversas atividades com as crianças do bairro conscientizando sobre o perigo da dengue e dos criadouros do mosquito transmissor aedes aegypti e sobre os perigos dos escorpiões, a importância do meio ambiente também esteve em pauta.

Além disso, voluntários visitaram as residências das 13 ruas do bairro, recolhendo entulho e fazendo um trabalho de conscientização com os moradores. Em parceria com a Secretária Municipal de Meio Ambiente, comunidade e voluntários John Deere plantaram 40 mudas de árvores em um terreno que antes estava abandonado e cheio de entulho.

 O dia de trabalho foi finalizado com a realização de um grafite na caixa d’água SAE, o artista de Catalão, Wegton Ricardo Amaral, recebeu a missão de fazer um desenho que representasse o nome do bairro e o trabalho das crianças naquela ação. Em seguida, houve uma apresentação musical do Grupo Encontro Sonoro.

Maristela Vicente de Paula, líder comunitária e integrante do Núcleo Laços de Bem, se diz satisfeita com a participação dos moradores do bairro e vislumbra um futuro de mais cooperação.

“Queremos fazer com que a comunidade entenda que a participação dela é o que pode transformar o bairro. As pessoas já estão acreditando que têm um protagonismo, que a força delas pode tornar o lugar onde vivem cada vez melhor, então, a participação dos moradores é uma satisfação enorme e a confirmação de que estamos atingindo nosso objetivo”, afirmou em entrevista ao site Informa Goiás.

Comunidade em ação

A Global Communities, através do Programa Semeando o Futuro, incentiva desenvolvimento comunitário colaborando com a construção de capacidades nas comunidades locais para que busquem as melhorias para as suas necessidades prioritárias através de práticas democráticas tornando-se autodeterminadas para contribuírem com o desenvovimento da comunidade. . Esta abordagem é trabalhada com as comunidades em etapas e estas por sua vez fortalecem suas capacidades para controlar os bens comunitários e mobilizar recursos para solução de demandas locais, bem como fortalece a flexibilidade e a união social.