News  >  Blog

Quando o conhecimento compartilhado inspira pessoas e desenvolve comunidades

Published 08/05/2019 by Daiane Yara Martins

2019-04-primeiro-encontro-pace-13_orig

Líderes comunitários formados pelo PACE, do Semeando Futuro, dividem experiências e ajudam no crescimento de alunos da nova turma

Texto: Alessandra Toniazzo (jornalista voluntária)

​Os olhos pensativos de Adriana Ferreira ao contar sua história mostravam a realização de um sonho que talvez ela nunca imaginou realizar: ser a inspiração na vida de outras pessoas. Ela tem 40 anos, é mãe de 3 filhos, quase avó, presidente da Associação de Moradores do bairro Alvorada, em Horizontina, e voluntária no desenvolvimento comunitário.

A líder comunitária se formou no curso de Gestão Comunitária Participativa(PACE) em 2016 e, de lá pra cá, vem trabalhando ativamente em sua comunidade. Com a capacitação oferecida para a nova turma, pode multiplicar seus conhecimentos e experiências aos novos líderes em formação. E, aí, com a voz pausada entre uma palavra e outra contou a história do sonho que não planejou, mas que já rendeu uma imensa realização pessoal. “Sempre tentei ajudar no planejamento e execução de melhorias no bairro onde moro e nunca pensei que esse trabalho voluntário fosse servir de exemplo para outras pessoas. Foi emocionante colaborar nas aulas da nova turma”, conta.

Adriana explicou para os novos líderes o que já fez pelo Alvorada com o apoio da associação e do Semeando o Futuro: houve a reforma da quadra esportiva, a revitalização da praça, as melhorias no salão. “Depois que a Global Communites chegou, em 2018, aprendemos mais sobre como desenvolver a habilidade de cada pessoa do grupo e incluir todas no planejamento da ação. Delegar cada responsabilidade dá um o melhor resultado”, conta.

Há 21 anos se mudou para o Alvorada recém casada. Lembra que, naquele tempo, nem mesmo as ruas existiam. O bairro cresceu junto com a família: ela teve o filho mais velho, depois uma menina e, 19 anos depois, carrega um bebê de meses no colo. Ainda esse ano, será avó de primeira viagem. O bairro ganhou um loteamento, mais casas e iluminação. “A família acompanhou o desenvolvimento do bairro e nosso amor por onde moramos aumentou. Hoje sou feliz por ter minha família nesse bairro que ajudei a melhorar, a construir”,

E, de ação em ação, o grupo do Alvorada também aumentou. “Hoje temos muita participação porque todos enxergam que a união faz a força. Foi isso que eu tentei passar naquela noite aos novos líderes de outros bairros. Antes de compartilhar minha experiência, eu estava nervosa por sentir uma realização tão especial: inspirar outras pessoas a construir uma sociedade melhor para viver. É gratificante multiplicar esse conhecimento e continuar aprendendo com cada um. Isso é o mais importante”, revelou.

Quem constrói o sonho diariamente

​Eduardo Maron é funcionário da John Deere e ex-presidente da Associação de Moradores do bairro Ouro Verde. Depois de sua formação em PACE ele já deu palestras em outras cidades sobre como formar um grupo forte para ações de melhorias e como fazer o desenvolvimento comunitário acontecer. Desde limpeza nas ruas ao saneamento básico, o grupo já está há quase três anos colocando em prática o que Eduardo e outros líderes aprenderam com a capacitação. “É um sonho que a gente constrói a cada reunião, a cada ideia e ação”, afirma.

Os passos que Eduardo deu para formar esse caminho foram muitos. Entre erros e acertos, contou com um time de vizinhos que acreditaram no sonho. Quando compartilhou todas essas conquistas com a nova turma, relembrou que nada foi fácil. “A experiência que temos hoje mostra que estamos no trajeto certo. Enfrentamos juntos as dificuldades e fomos aprendendo a lidar com cada uma”, lembra.

​O bate papo que Eduardo, como líder facilitador, despertou na turma de novos líderes foi produtivo para os dois envolvidos: “Eu consegui incentivar eles com as nossas histórias e eles me deram outros pontos de vista sobre o nosso trabalho no bairro. E isso é bom para todos. Isso é desenvolvimento comunitário”.

A metodologia que transforma

A Global Communities trabalha com metodologias e ferramentas que transferem conhecimento e estimulam a atuação de capacidades locais para o desenvolvimento e melhorias das comunidades, organizações e pessoas locais. De acordo com Giovana Kuhn, especialista em Desenvolvimento Comunitário, o PACE é uma destas ferramentas. “A metodologia trabalha com os líderes para que eles saibam como impulsionar mudanças a longo prazo. E através disso eles se tornam gestores de mudanças positivas”, afirma

A turma foi capacitada em 64 horas de curso que o Semeando Futuro ofereceu em Horizontina. Pela primeira vez pessoas que atuam como líderes compartilharam suas experiências. “Isso só intensificou a importância do curso. Houve muita troca de experiência, incentivo e aprendizado. Eles criaram uma ligação onde um bairro ajuda o outro. E essa é o nosso objetivo como programa”, explica Roseli Bianchi, especialista em voluntariado e responsável pela capacitação do PACE.

​Adriana e Eduardo, traçaram sua trajetória como líderes comunitários ao lado de suas comunidades. Os primeiros passos foram dados quando as atividades do Semeando o Futuro trouxeram um olhar de cuidado para seus bairros. O interesse e a possibilidade de mudar suas realidades levaram os moradores a participar da capacitação de PACE e, a partir daí, passaram a aplicar os novos conhecimentos e técnicas junto às suas comunidades. O próximo passo foi natural, se tornaram presidentes das associações de bairro. A frente desses grupos, ambos ampliaram suas habilidades e conseguiram impulsar a participação comunitária e gerir melhorias tangíveis para os seus bairros. Finalmente, já estão participando dos processos de transição da Diretoria das associações, apoiando os novos líderes e, agora, compartilhando também essas experiências com moradores de outros bairros e cidades.