News  >  Blog

Talentos Jovens capacita jovens do ensino médio em Indaiatuba

Published 01/11/2019 by Daiane Yara Martins

2018-12-formatura-talentos-jovens-71

Cerca de 130 alunos do ensino médio da escola estadual Professora Deolinda Maneira Severo, de Indaiatuba/SP, concluíram o primeiro ciclo do projeto Talentos Jovens. Facilitada pelas alunas de diversos cursos do Centro Universitário Max Planck, entre eles RH, Educação Física e Administração, e apoiado pelo programa Semeando o Futuro, a capacitação durou quatro meses e tratou de assuntos como o desenvolvimento profissional e pessoal dos jovens. 

​Trazer assuntos como esses para dentro da escola é de grande valia para todos, é o que destaca a coordenadora pedagógica, Elaine Batajelo. “Nós como escola pública temos que buscar as parcerias, sair da lousa e do giz, para que os alunos possam conhecer melhor os colegas, para que tenham a oportunidade de demonstrar os talentos. Nós sabemos que temos muitos talentos aqui e foi isso que a capacitação destacou. Estamos muito contentes com a parceira da UniMAX e da Global”.

Taina Regina Santos, voluntária no projeto e aluna do quarto semestre de Recursos Humanos, comenta que, para ela, o projeto começou em julho, quando recebeu o treinamento da Global Communities. “Ao final do curso já estava animada para trabalhar com jovens pela primeira vez”, afirma.

Ela define sua participação como uma oportunidade de aprendizado e troca. “A cada encontro, além de passar conhecimento para eles nós aprendíamos muito também. Hoje, estamos contentes, pois ao final do treinamento percebemos que conseguimos plantar uma sementinha. Ao longo da capacitação percebemos uma melhora na atitude, no comportamento isso tudo foi muito bom, tanto para nós, quanto para eles”.

 Além das voluntárias, os alunos das três séries do ensino médio aproveitaram ao máximo a capacitação. Suellen Lima Fonte, aluna do segundo ano, afirma que mudou de comportamento após a participação do curso. “Além de me divertir bastante com todas as dinâmicas propostas eu me desenvolvi muito como pessoa. Passei a prestar mais atenção nas minhas habilidades pessoais e profissionais. O curso também me ajudou a pensar no que eu quero fazer e planejar melhor o meu futuro”.

Os resultados do primeiro ano do projeto foram tão positivos que a aluna do quarto semestre de Recursos Humanos, Mara Furlanetto, afirma que a intenção das voluntárias é de levá-lo para mais escolas da cidade. “Com o sucesso da experiência aqui na escola Deolinda, queremos passar o conhecimento para frente, capacitar mais colegas e levar o projeto para mais escolas da cidade. Tudo isso porque acreditamos que os jovens estão precisando ouvir sobre carreiras e desenvolvimento pessoal de outros jovens. Nós também somos estudantes e passamos praticamente pelos mesmos desafios que eles. Nosso papel é também trazer o que se passa dentro de uma universidade, já que muitos deles não têm nenhum tipo de contato com esse universo”, afirma.

Semeando Futuros com o poder do Voluntariado

O programa Semeando o Futuro reforça a capacidade que os voluntários da empresa têm em contribuir ativamente na construção da sociedade em que está inserida. Através de projetos de Mentoria, Liderança Juvenil, Conhecendo as Profissões, etc, os funcionários da John Deere doam seu tempo e talento para contribuir com a definição de carreira e inserção profissional de alunos de escolas parceiras. Os voluntários focam seu trabalho em desenvolver habilidades de liderança e ajudar os jovens encontrar o seu caminho profissional.

Além disso, o programa Semeando o Futuro fomenta atividades de melhoria nas escolas e nas comunidades com a colaboração entre pais, alunos, funcionários, professores e voluntários John Deere, proporcionando um ambiente mais seguro e atraente para os jovens. Através da parceria com a Global Communities, a empresa investe no desenvolvimento dos jovens, que podem ser a próxima geração de talentos da empresa e também moradores em suas comunidades de entorno.