News  >  Blog

Um semestre de conquistas para o Bairro Paraíso

Published 07/30/2018 by Daiane Yara Martins

36002768-2170644189618397-3410461138356273152-n

Bairro de Horizontina/ RS consegue com a união de todos melhorias para a comunidade

Com a colaboração de todos e uma diretoria ativa, o Bairro Paraíso, em Horizontina/RS, tem desfrutado das novas conquistas, que há muito tempo buscavam. A mais recente delas foi a realização, no último 26 de junho, da segunda edição da Festa Junina do Paraíso, que reuniu 80 pessoas da comunidade, que além de frequentadores tiveram um papel fundamental na organização do evento, que teve renda total revertida para mais ações que buscam melhorar ainda mais a vida de seus moradores. 
É na praça do bairro Paraíso, que a Associação de Moradores, em parceria com a prefeitura de Horizontina e voluntários, busca construir o Centro de Integração do Bairro, onde irá funcionar a sede da associação, o grupo de artesanato de mulheres e as festas da comunidade. O projeto, que foi elaborado em 2016, pela empresa Lorentz Construtora, hoje está na sua primeira fase de execução. Em junho, a prefeitura, através da Secretaria Municipal de Infraestrutura Logística e Trânsito (SMILT) instalou 18 postes com luminárias na praça central, esses irão beneficiar as 85 famílias do bairro.

Outra conquista, foi a criação da Escolinha de Futebol do Paraíso, realizada através da parceria com o Conselho da Comunidade, que tem como objetivo promover o convívio social interdisciplinar e contribuir para a formação de cidadãos melhores e mais preparados para relacionamentos interpessoais, conta com a participação de 30 crianças, de idades entre 2 a 15 anos. As aulas são ministradas por um morador do bairro, ex-jogador de futebol e contam com o apoio do Programa Semeando o Futuro que doou os uniformes para o time.
Para Clarinda Camilo, moradora do bairro há 20 anos e hoje tesoureira da Associação de Moradores, ver as primeiras transformações é muito gratificante e traz o sentimento de dever cumprido. “Eu fui a quarta moradora do Paraíso, e quando cheguei não havia nada. Hoje podemos dizer que nosso bairro é um bom lugar para se viver, para criar nossos filhos, estou muito feliz com essas mudanças e mais feliz ainda de ver que conseguimos isso através da união de todos”, comemora.
O próximo passo da comunidade é conseguir colocar a segunda e a terceira etapa do projeto de construção do Centro de Integração em prática, essas etapas preveem: a urbanização do entorno da praça, instalação de uma quadra de areia e instalação de churrasqueiras comunitárias.
Para Dona Clarinda, como é conhecida carinhosamente, se a união entre os moradores permanecer essas etapas em breve serão cumpridas. “Muitas coisas já mudaram, mas queremos sempre melhorar. Nosso maior objetivo, que aos poucos está sendo alcançado, é deixar a nossa pracinha pronta para receber nossas promoções e ter um espaço comunitário bacana, onde a comunidade possa se reunir e usufruir de tudo que foi conquistado com a colaboração de todos, aos poucos estamos conseguindo e espero em breve poder comemorar mais algumas etapas concluídas, afirma.

Conheça a comunidade

A comunidade do bairro Paraíso tem 18 anos de existência, surgiu da ocupação de 99 famílias em uma área rural, que pertencia ao Estado do Rio Grande do Sul, na cidade de Horizontina em maio de 1999. Em meados dos anos 2000, deu-se a transferência dessa área do Estado para o Município e no ano de 2003 a prefeitura de Horizontina passou os contratos de ocupação dos terrenos aos moradores da comunidade. Entretanto, esse não é um documento oficial, que permite investimentos próprios.
Hoje, a comunidade é composta por 85 terrenos, com uma média de 340 pessoas, sendo a maior população é entre 30 a 50 anos. Atualmente, o maior sonho de seus moradores, que, em sua maioria, são trabalhadores nas mais diversas áreas, motoristas, funcionários públicos, funcionários do setor privado, do comércio e indústria de Horizontina, é conseguir a legalização de seus terrenos junto a prefeitura.

Comunidade em ação
A Global Communities, através do Programa Semeando o Futuro, incentivo desenvolvimento comunitário colaborando com a construção de capacidades nas comunidades locais para que buscam as melhorias para as suas necessidades prioritárias através de práticas democráticas tornando-se autodeterminadas e desenvolverem sua autossuficiência comunitária. Esta abordagem é trabalhada com as comunidades em etapas e estes por sua vez constroem a sua capacidade para controlar os bens comunitários e mobilizar recursos para resolver um determinado problema, bem como fortalece a flexibilidade e a união social.