News  >  Blog

Uma praça transformada pela dedicação de cada um

Published 06/12/2017 by Daiane Yara Martins

panorama-1_orig

União de moradores, prefeitura e Rotary Club revitaliza espaço público no Bairro Panorama

Um bairro que não tem igreja, nem escola, nem posto de saúde. Mas tem metalúrgicas, fábrica de móveis, padaria, salão de beleza e o mais importante: tem uma praça. É por conta desta praça que os moradores do bairro Panorama, em Horizontina, estão unidos. O único espaço comum no pequeno bairro está sendo restaurado com a ajuda de todos, para o bem de todos. 

A iniciativa começou com duas moradoras depois da capacitação em Gestão Comunitária do Programa Semeando o Futuro. “O curso me ensinou a lidar melhor com as pessoas e pensar em projetos que melhoram a comunidade onde vivo. Foi muito bom ter acesso ao material. Como a maioria das pessoas que moram aqui só conheciam os vizinhos da mesma rua, depois da capacitação a nossa primeira ação foi fazer esse povo todo se encontrar. Fizemos uma festa de Natal e uma assembléia. Juntos decidimos que o primeiro passo seria a melhoria da praça”, conta a voluntária Simone Andrea Herpich, 39 anos. ​​

Na época, no começo de 2017, a areia da quadra de esportes estava totalmente suja, a grade tomada pelo mato e a grama alta. Tinham alguns lixos espalhados e árvores antigas atrapalhavam a visão de quem entrava de carro no bairro. “Procuramos a prefeitura para nos ajudar e fomos atendidos. Durante o processo de planejamento da ação, descobrimos que o Rotary Club da cidade está construindo a sede ao lado da praça. Fomos conversar e, para a nossa boa surpresa, eles se tornaram nossos parceiros também. Aprendemos na capacitação como buscar ajuda, como fazer um projeto. E percebemos que deu resultado. É aquele ditado: a união faz a força, ”, conta a moradora.

Numa manhã de sábado de Fevereiro moradores e parceiros não mediram esforços para o mutirão. Teve gente que pegou a enxada, outros os sacos de lixo e todos tiveram muita vontade em ajudar. “Foi lindo! Comunidade, prefeitura, vereadores e Rotary reunidos pela nossa praça. Foi uma grande parceria, horas de trabalho e, quando terminamos, todos estavam com o sorriso nos lábios”, lembra emocionada. E o que todos desejam? Apenas um espaço limpo e arborizado para tomar chimarrão, com brinquedos para as crianças, aparelhos de ginástica, bancos para relaxar e colocar o papo em dia. “Ainda é um sonho, mas vamos conquistá-lo”, garante. Enquanto a prefeitura mantém o corte da grama, o Rotary Club auxilia no projeto para o estacionamento oblíquo e as novas conquistas. “Para a nossa instituição essa parceria representa o nosso lema: dar de si, antes de pensar em si. Vamos continuar apoiando os moradores para que a praça fique cada vez mais bela”, garante o presidente Rui Hirt.

Já os moradores, de acordo com Simone, fazem a manutenção da limpeza, regam as árvores e continuam planejando. “Como voluntária e moradora do bairro me sinto bem, satisfeita com o que conquistamos até agora. Vejo que cresci muito profissionalmente também. Tenho hoje uma visão diferente de como trabalhar em comunidade, como solicitar aos órgãos públicos, como montar projetos. Me sinto parte disso, dessa mudança, desta transformação”. E este processo todo é o objetivo principal do programa Semeando o Futuro: formar lideranças, fortalecer capacidades locais e incentivar atores públicos e privados para planejar juntos e somar esforços.  Em vez de cada morador e instituição só trabalhar na visão própria, o programa ajuda na construção de uma visão coletiva, onde o resultado é um capital social maior e uma rede social mais forte.

Texto e fotos: Alessandra Toniazzo