News  >  Blog

Vantagens e desvantagens de implementar um Programa de Voluntariado Corporativo

Published 01/27/2020 by Daiane Yara Martins

Texto: Roseli Bianchi – Especialista em Voluntariado da Global Communities Brasil

Escrevi esse artigo para aquelas empresas que estão pensando em implementar um programa de Voluntariado Corporativo (VC), mas que ainda têm dúvidas quanto as suas vantagens e desvantagens.

O Voluntariado Corporativo ou empresarial, acontece quando as empresas permitem e incentivam os colaboradores a participarem em atividades de voluntariado em instituições sem fins lucrativos durante o horário de trabalho, sem afetar a remuneração dos colaboradores, e, deste modo, os colaboradores contribuem para os objetivos sociais da empresa (Peterson, 2004). Portanto, os programas de VC são um conjunto de ações organizadas que a empresa desenvolve no sentido de envolver os seus colaboradores em atividades de voluntariado, motivando-os a participar nestas.

O tema VC é relativamente recente mundialmente e, aqui no Brasil, tem sido visto pelas empresas com bons olhos a partir da década de 90. Com o surgimento do conceito de cidadania empresarial, o VC passou a ter uma maior visibilidade (Goldberg, 2001).

Há 5 anos, venho trabalhando com voluntários e empresas porém, quando comecei a estudar cientificamente o tema, para minha dissertação de mestrado, percebi que existem poucas publicações sobre o tema e, no Brasil, o volume é ainda menor. Acredito que a tendência é que isso vá mudando gradativamente pois o VC passou a ser entendido como uma importante ferramenta de política de Responsabilidade Social Empresarial (RSE).

Como sempre comento por aqui, os programas de VC podem ser desenhados de diferentes formatos, com diferentes objetivos, atividades, públicos, tempo de duração, mas o que é importante considerar é que esteja alinhado ao negócio da empresa, aos interesses dos colaboradores e que atenda a real necessidade da comunidade. Isso é o que chamamos de tríade do VC.

O VC por envolver 3 principais stakeholders, podemos observar algumas vantagens e desvantagens para cada um deles:

– As vantagens das empresas estão na sua maioria relacionadas com as vantagens dos colaboradores, fortalecendo a proximidade com estes e, consequentemente melhorando no ambiente organizacional, comunicação interna e trabalho em equipe.

– Quanto aos colaboradores, as vantagens se dão pela oportunidade de adquirir ou desenvolver novas capacidades pessoais e profissionais, por enfrentar realidades na maioria das vezes desconhecidas e por realizarem atividades que se diferenciam das funções diárias da sua área profissional.

– As vantagens para as organizações sociais é que podem adquirir ou desenvolver conhecimentos e competências, minimizando alguns problemas que a sociedade enfrenta e melhorando a qualidade de vida dos envolvidos.

Abaixo você verá um conjunto detalhado de possíveis vantagens e desvantagens que o VC oportuniza para cada um dos stakeholders, dados de uma compilação de bibliografias, realizado por Manuela Magalhães e Marisa Roriz Ferreira (2014):

Contudo, percebe-se que as vantagens para os 3 stakeholders são nitidamente superiores comparando com as desvantagens. E, por experiência própria, afirmo que quando o programa de VC é bem acompanhado, quando há um elevado envolvimento de todos os stakeholders, o impacto das desvantagens é mínimo.

E aí, esse conteúdo ajudou ter uma visão melhor sobre as vantagens de implementar um programa de VC? Te encorajou a pensar nessa proposta para 2020?

Bora engajar os colaboradores a ajudar superar as fragilidades e adversidades das comunidades? 🙂